A maioria dos modelos de Previsão do Tempo projetavam até ontem, pelo menos, o retorno do frio forte neste final de semana. O destaque climático desta semana, aconteceu em dois estágios, sendo o primeiro, a instabilidade que predominou no início desta semana, e que teve seu maior impacto na terça-feira, dia 17, que registrou só neste dia 46,0 mm na Estação de Meteorologia,acumulando até agora 91,0 mm . O dia se apresentou bastante escuro, pois nuvens cúmulo-nimbus predominavam neste dia, além
de causarem pancadas de chuva, trovoadas e relâmpagos em vários momentos, como ilustra uma das imagens do texto.
A média mensal normal histórica do mês é de 166,7 mm, lembrando que ano passado tivemos o julho mais seco em 33 anos de registros, pois tivemos o total de apenas 30.8 mm e em 2015 o mais chuvoso neste período com 450.6 mm, com ocorrência de uma grande enchente no Vale dos Sinos. Um ar mais quente e seco fez cessar a instabilidade e propiciou dias ensolarados e quentes a partir da última quarta-feira. A imagem do texto, registrou o belo entardecer do dia 18 em Porto Alegre, captada sobre o Viaduto Otávio Rocha sob a Av. Borges de Medeiros, um dos cartões postais da Capital Gaúcha, que registrava 21.0°C às 18h30 m, muito agradável para esta época do ano.
(Fotos: Nilson Wolff/Arquivo Pessoal)
O tempo quente e seco repetiu-se ontem, com mínima de 13.0°C ao amanhecer, mas já se aproximava dos 28.0°C ao meio-dia, caracterizando-se este o segundo estágio do destaque climático da semana. A previsão é da alteração do quadro do tempo a partir da tarde desta sexta-feira, com a volta da instabilidade, pois uma frente fria (Sistema de Baixa Pressão) já atuava na noite de ontem na Campanha e no Oeste e que atingirá o Estado como um todo até o final da sexta-feira.
O que vai chamar a atenção é da queda brusca da temperatura, depois de um amanhecer de hoje bem agradável e até quente, pois a temperatura mínima irá ocorrer no início da noite de hoje podendo chegar aos 10,0°C. Amanhã sábado teremos um dia bastante frio, iniciando com 7.°C e não passando dos 13.0°C no período da tarde. Caso o tempo ficar sem nebulosidade durante a noite do sábado e madrugada de domingo, poderemos registrar nova geada em Campo Bom, pois a mínima deverá ficar nos 4.0°C. Na última sexta-feira, dia 13 de julho, ocorreu a oitava geada do ano com miníma de 4.3°C, superando 07 geadas de todo o ano passado. Este é mais um dos parâmetros climáticos que comprovam que o frio deste ano está bem superior ao do ano passado. O que está chamando a atenção desde a última quarta-feira, é que o ar quente que começou a predominar, ao encontrar superfícies resfriadas está fazendo com que pisos e paredes fiquem molhados, como vertendo água. Este fenômeno praticamente se repete todos os anos no inverno, que após um período longo de frio, repentinamente temos o ingresso do ar quente na região.