A população em situação de vulnerabilidade social em Campo Bom, que cresceu em função da pandemia do coronavírus, está sendo assistida pela Campanha Verão Solidário. A ação iniciou no dia 7 de dezembro, no Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke, e já foram distribuídas cerca de 10 mil peças de roupas.
Desde 2017, as doações ocorriam por meio de campanhas itinerantes, o que se tornou inviável neste ano de 2020, devido aos cuidados necessários para evitar a disseminação da Covid-19. A primeira-dama, Kátia Palmeiro Orsi, explica que no sistema inicial as doações eram levadas a todos os bairros, inclusive os mais afastados. “Agora, com a distribuição concentrada no Ginásio Municipal, constatamos que ficava muito difícil para moradores dos bairros distantes se desloquem para buscar roupas para a família toda. É complicado a pessoa ir até o ginásio e depois voltar, a pé, até o Mônaco, por exemplo, levando os donativos”, diz. A solução encontrada para a situação foi levar as pessoas até o ginásio. “Conversamos com a secretária de Educação, Simone Schneider, e ela sugeriu que as diretoras das escolas mais distantes fizessem um levantamento das famílias mais necessitadas e a própria Secretaria montou uma agenda e disponibilizou um veículo para o transporte desses moradores, observadas as normas sanitárias exigidas pelos órgãos de saúde competentes.
Leia também:
O prefeito Luciano Orsi destaca a importância e o sucesso desta ação. “O público alvo dessa campanha tem reagido muito bem a essa nova sistemática de distribuição. Respeitando as medidas de prevenção ao coronavírus, estamos conseguindo que as famílias tenham um atendimento humanitário e que possam escolher as roupas como se estivessem em uma loja”, ressalta o prefeito.
O Verão Solidário é uma realização da Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH), em parceria com o Gabinete da Primeira-dama, Defesa Civil e Grupo de Voluntárias Elas por Elas. A campanha segue até quarta-feira, 23, com atendimento das 13 às 18 horas.
Doações estão ocorrendo no Ginásio Municipal, desde o dia 7 de dezembro (Fotos: Mauricio Chaves/PMCB)
Dignidade Resgatada
Desempregada desde o início da pandemia, a industriária Daiane Quadros Ribeiro, 38 anos, é uma das centenas de pessoas que têm usufruído da Campanha Verão Solidário. Ela até se emociona ao falar da importância dessa ação. “Fiquei muito feliz, porque não é só uma doação, aqui eles nos ajudam como se tu viesse comprar, com atenção. A gente está vulnerável, aí tu vai buscar ajuda e te tratam com indiferença. Aqui isso não acontece, eles não nos tiram isso (a dignidade). Tu perde teu trabalho, perde tua dignidade e daí tu vem aqui buscar roupas para teus filhos e é recebida com carinho e atenção, isso ajuda muito”, conta Daiane.
A Logística
Mariele Cristina Souza Sopran, encarregada pela organização das doações que chegam ao Ginásio Municipal, destaca o apoio de voluntárias para que tudo esteja bem arrumado na hora da distribuição às famílias carentes. “Separamos peça por peça, consertamos o que for necessário, temos voluntárias que lavam essas roupas, outras que costuram, para que todas as doações estejam bem arrumadas e limpas. Tratamos todos como se estivessem numa loja comprando”, explica Mariele.