Estamos apenas na primeira semana de dezembro, e já tivemos registro da geada no RS e em SC. Repete-se o que aconteceu no ano passado nos primeiros dias de dezembro. O destaque desta semana foi o frio intenso que ocorreu no amanhecer do dia 02 de dezembro, segunda-feira nos estados do Sul, inclusive com ocorrência da geada em mês de verão climático (trimestre de dezembro a fevereiro), lembrando que o Verão Astronômico inicia no dia 22 de dezembro às 01h19min da madrugada.
A temperatura mínima oficial do Estado entre as Estações do INMET no dia 02 foi registrada em Cambará do Sul com 5.6°C e aqui em Campo Bom não caiu dos 14.6°C. No mesmo padrão em SC a menor temperatura oficial ocorreu em Bom Jardim da Serra com 4.1°C, enquanto que em várias Estações particulares as mínimas foram bem menores pois se localizam em zonas de baixadas, onde o frio é mais intenso.
Aqui no RS a mínima ocorreu em São José dos Ausentes com apenas 1.8°C e registro de geada. Como sempre, devido a altitude em SC o frio foi bem mais intenso e com geada significativa para esta época do ano. A imagem abaixo ilustra a geada ocorrida em São Joaquim ( SC ) no dia 02 com mínima de apenas 0.6°C na Estação F. Keiser com crédito de Mychell Legnaghi. Fez 0.7°C em Bom Jardim da Serra e 2.2°C em Urupema ( Estação EPAGRI) e de 3.5°C em Urubici, todas com registro de geada. É praticamente certo, que nas baixadas de Cambará do Sul e de Bom Jesus no RS também tiveram ocorrência da geada , mas sem registro infelizmente.
O amanhecer do dia 03, terça-feira ainda foi frio no RS, sendo que a menor marca ocorreu em Canguçu, na Serra do Sudeste , com 4.5°C em Estação particular, e na Estação convencional vinculada ao 8º DISME/INMET na mesma cidade a temperatura mínima registrada foi de 11.9°C, uma diferença de 7.4°C. Diferença de registro de temperaturas entre Estações convencionais e particulares também ocorreu em São José dos Ausentes ( RS ), que neste dia registrou mínima oficial do Estado com 7.4° na Estação do INMET e na Estação particular registrou 5.3°C.
Aqui em Campo Bom, no dia 03, a mínima caiu para 12.8°C, mas devido ao ar seco e frio fez disparar a máxima à tarde para 29.7°C, num belo dia de primavera. O destaque na Região, foi a mínima registrada na Estação localizada no Sítio São Luiz em Lomba Grande, zona rural de Novo Hamburgo onde a temperatura ao amanhecer caiu para 9.7°C.
Temperaturas baixas em Dezembro são normais, lembrando que no ano passado em Campo Bom fez 10.5°C no dia 04 e de 10.4°C no dia 08, dia em que este colunista registrou geada em São Francisco de Paula com mínima de 3.0°C. Neste dia 08/12/2018 o frio foi intenso em SC com registro de geadas fortes e de temperaturas negativas em várias cidades da Serra de SC, sendo que em todo o mês de dezembro foram registradas 05 dias com geadas, ou seja fato raro pelo número de dias com o fenômeno em pleno dezembro.
Após a tarde quente da quarta-feira, dia 04, com a máxima do Estado oficial com 34.2°C aqui em Campo Bom juntamente com Encruzilhada do Sul, tivemos pancadas com chuva que acumularam 11.0 mm e ontem já trouxe o retorno do tempo bom com dia com temperatura agradável. A previsão é de tempo bom neste final de semana até pelo menos até o dia 14, sábado. As mínimas entre hoje até o domingo deverão ser bem agradáveis e até frias ao amanhecer, esperando-se hoje mínima de 13.0°C, amanhã sábado 14.0°C e no domingo de até 12.0°C, ou seja bem abaixo da média das mínimas que é de 18.2°C em 35 anos para dezembro em Campo Bom. As tardes serão bem quentes entre a terça e quinta-feira da próxima semana. Não está descartada a possibilidade de ocorrer nova geada na Serra de SC neste final de semana.
Biblioteca Climática de Campo Bom:
A Biblioteca Climática de Campo Bom, inédita no Estado, recebeu uma nova doação deste colunista que é Encarregado da Estação de Meteorologia do Município como voluntário, de 05 Livros sobre Meteorologia e Climatologia adquiridos recentemente na Feira do Livro de Porto Alegre. A coordenadora da Biblioteca do CEI, Jaqueline Zimer recebeu as doações de Nilson Pedro Wolff na manhã da terça-feira dia 03, cujas obras irão enriquecer o acervo da Biblioteca Climática. Conforme ilustra a imagem acima.
Para quem tem curiosidade de saber, como foi o tempo em Campo Bom, dia por dia desde setembro de 1984, tem a sua disposição para consulta na Biblioteca os dados através de Mapas de Registros de Superfície ocorridos na Estação de Meteorologia da cidade, além de outras encadernações e de obras diversas e inéditas sobre a Ciência Climática e Meteorológica num espaço único no Estado.