Em reunião na manhã desta terça-feira (7), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne os gestores de saúde municipais do Rio Grande do Sul, definiu que a vacinação contra a covid-19 com a segunda dose de reforço da população entre 50 e 59 anos e dos profissionais de saúde de todas as idades será feita a partir desta quarta-feira (8).
No total, são 772.162 adultos entre 50 e 59 anos e 283.117 trabalhadores da saúde aptos a receber o reforço. A imunização será iniciada com as 191 mil doses da vacina da Astrazeneca e da Janssen distribuídas aos municípios nesta terça-feira. Com a chegada de 1,2 milhão de doses da vacina da Astrazeneca, a partir da próxima semana, estará garantido que haverá vacinas para todos os grupos.
Leia também:
Começou a 36ª Olimpíada Estudantil de Campo Bom
Seminário para Pais segue nesta terça-feira
Bolsonaro propõe ressarcir estados em troca de ICMS zero para barrar novos aumentos da gasolina
Polícia Civil busca paradeiro de homem que matou colega de trabalho em São Leopoldo
“São indivíduos que já estão apresentando diminuição na imunidade, se infectando pela primeira vez ou se reinfectando”, disse a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, explicando a necessidade de vacinar os dois grupos.
Adolescentes
Na sexta-feira (10), será a vez dos adolescentes entre 12 e 17 anos começarem a receber a dose de reforço contra a covid-19 no Estado. Atualmente, há 561.324 adolescentes no Estado aptos a receber a dose de reforço, que aumenta a proteção contra os efeitos da covid.
Inicialmente, eles serão imunizados com as 215.415 doses da coronavac que o Cevs e os municípios têm em estoque. A partir da próxima semana, com a chegada das vacina da Pfizer ao Estado, a vacinação também passará a ser feita prioritariamente com o imunizante.