Campo Bom permanece equipando o Hospital Lauro Reus para melhor atender pacientes com coronavírus. Agora a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital conta com cinco leitos de isolamento específicos para a internação de pacientes com Covid-19. Dos dez leitos de UTI que o hospital possui, apenas dois eram destinados a esses pacientes, e agora mais três foram incluídos. “Nós tivemos 47 dias sem casos e, nesses 47 dias, nem um dia sequer paramos de trabalhar ou paramos de trazer equipamentos. Hoje, temos 20 respiradores no hospital para os casos mais graves e estamos comprando todos o EPIs para poder atender aos pacientes”, afirmou o prefeito Luciano Orsi.
Leia também:
Centro Administrativo passa a atender com restrições devido a bandeira vermelha
Campo Bom registra sexta morte pela Covid-19
Campo Bom tem 16 novos casos de Covid-19
Programa Cidade Empreendedora será lançado em evento online nesta quinta-feira
Ele lembra de outras ações que o Município realiza a fim de combater a disseminação do coronavírus, que incluem a implantação da ala de contingência com mais 20 leitos no hospital, instalação de três leitos de retaguarda com respiradores mecânicos, além do serviço de telemedicina que terá início em 1º de julho.
O recurso para o aumento na capacidade na UTI é proveniente de um repasse para o Município para uso direto no Hospital Lauro Reus. Dos mais de R$ 757 mil recebidos por meio da Portaria 1.448 do Ministério da Saúde, R$ 300 mil foram investidos na aquisição de camas (incluindo as de transporte e pediátricas), berços, mesas de cabeceira, divisórias de vidro para os leitos de UTI, entre outros equipamentos hospitalares. “Os recursos que vêm hoje por parte do Ministério da Saúde são para nos ajudar a ter ações que realmente venham a prevenir. O custo da Covid-19 é muito alto. É um custo de UTI que termina aumentando muito o custo dos insumos, do material e dos medicamentos”, relata a secretária municipal da Saúde Suzana Ambros Pereira.
Agora a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital conta com cinco leitos de isolamento específicos (Foto: Divulgação/PMCB)