Os professores campo-bonenses já estão preparados para voltar às salas de aula das escolas municipais nesta terça-feira (14). O encontro dos quase 1 mil profissionais da rede municipal de ensino, evento que marca a abertura do ano letivo, ocorreu nesta segunda (13), no Teatro Feevale.
Um ano histórico para os professores
O objetivo do encontro era promover a integração e o alinhamento pedagógico do ano que é histórico para os professores, observa o prefeito Luciano Orsi. “Vamos garantir 1/3 de hora-atividade na jornada de trabalho dos docentes já neste ano, pois entendemos que preparar as aulas é fundamental para que se tenha uma educação cada vez melhor”, afirma o prefeito.
De acordo com o Ideb (2021), a educação pública campo-bonense é a melhor do Vale do Sinos. O novo plano municipal de carreira do magistério previa a implantação gradual do 1/3 de hora-atividade até 2024, mas a Prefeitura não mediu esforços para assegurar a aplicação total ainda no início do ano letivo de 2023.
Tudo pronto, portanto, para a volta às aulas nas 43 escolas municipais nesta terça. São mais de 9 mil alunos entre educação infantil e ensino fundamental. “É um momento importante e que reforça nosso compromisso em seguir trabalhando, juntos, pelos estudantes campo-bonenses”, destaca a secretária municipal de Educação, Simone Schneider.
Leia também:
Mobilização de alunos de academia rende doação de quase 700 litros de leite para a Liga Feminina de Combate ao Câncer
Pela primeira vez, Brasil não registra morte por covid-19 em 24 horas
Campo-bonense é vítima de acidente na ERS-239
Vem aí o 43º Rodeio Nacional de Campo Bom
Os desafios de ensinar na contemporaneidade
A socióloga Lourdes Atié, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduada em Educação pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), da Argentina, falou aos professores sobre os desafios de ensinar na contemporaneidade. Ela destacou a importância do retorno às salas de aula, pois educação se faz de forma presencial.
O lançamento da 3ª edição da revista Educação em Ação, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), e a apresentação da banda Under Pressure, projeto da Escola de Arte-Educação, abrilhantaram ainda mais a abertura do ano letivo.