O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul – TRE-RS alerta que 8 de maio será último dia para quem precisar fazer alguma alteração em seu cadastro eleitoral, incluindo a coleta de digitais, o chamado cadastramento biométrico.
Embora este cadastramento biométrico seja opcional, é recomendado que seja feito para garantir a agilidade e eliminar filas na hora da votação. No interior do estado, os interessados podem procurar os cartórios eleitorais que atendam suas cidades. Informações também podem ser obtidas pelo telefone 148, ligando de todo o Rio Grande do Sul, no mesmo horário da Central de Atendimento ao Eleitor.
Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp
Leia também:
Polícia Civil investiga desaparecimento de nordestino visto pela última vez em Campo Bom
Gaúcho de Endurance: MC Tubarão faz a pole position e vence na categoria GT
Campo Bom vence na abertura da Copa RS
Escola LaSalle recebe mais de R$ 330 mil para reforma
Cadastramento Biométrico
O Rio Grande do Sul tem 8,6 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 2024, dos quais 1,4 milhões ainda não possuem o cadastro biométrico regularizado.
O cadastro biométrico das eleitoras e eleitores gaúchos (coleta de digitais) pode ser feito em qualquer zona eleitoral do RS, mesmo que procure atendimento em uma cidade diferente daquela onde vota.
Sempre cabe lembrar que este serviço ainda é opcional, ou seja, mesmo quem não tiver biometria, poderá votar nas Eleições Municipais de 2024 se estiver com o título em situação “Regular”.
Eleições 2024
As eleições deste ano são para os cargos de prefeito e vereador e ocorrem em 6 de outubro e em caso de segundo turno, a votação acontece no dia 27 do mesmo mês.
Atualmente, apenas cinco dos 497 municípios do Rio Grande do Sul possuem número de eleitores suficiente para realização de segundo turno. Desta vez, o município de Gravataí, na Região Metropolitana, pode entrar na lista de cidades em que a segunda etapa ocorre.
A possibilidade da realização do segundo turno ocorre quando a cidade atinge a marca de 200 mil eleitores aptos, como já ocorre em Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria.