Vários Institutos de Meteorologia estão prevendo um forte calor entre final e o início de semana, inclusive no litoral. Assim os que se estão na costa marítima gaúcha, terão no domingo com certeza um cenário climático típico de verão, que para ser completo vai depender da temperatura da água, que ainda está fria e da coloração da água. No Feriadão de Finados o mar estava espetacular na sexta-feira dia 02, como ilustra uma das imagens do texto na praia de Atlântida Sul. Porém a água fria e o vento nordestão espantavam os banhistas, para um aproveitamento melhor, num dia com sol pleno.
Condições climáticas do feriado de finados estavam muito boas no litoral norte gaúcho (Foto: Nilson Wolff)
A temperatura no litoral foi baixa ao amanhecer, como exemplo, em Tramandaí amanheceu com apenas 12.9°C e a tarde não passou dos 22.0°C e com rajadas de vento ultrapassando os 41,0 km/h. A instabilidade a partir da madrugada de sábado e parte da manhã superou os 40.0 mm na cidade, enquanto que aqui em Campo Bom acumulou apenas 14.8 mm no mesmo dia.
O feriadão terminou com outro belo dia com muito sol, pouca nebulosidade e temperatura que variou entre os 14.7°C de mínima e máxima em 23.2°C em Tramandaí e praias próximas. A primeira semana do mês apresentou uma temperatura média de 21.1°C em Campo Bom, ou seja, 0.8°C abaixo da média mensal normal histórica em 34 anos de registros que é de 21.9°C. O destaque climático no período , ocorreu no último dia 05 ( segunda-feira ), com ocorrência de uma grande amplitude térmica na temperatura de 17.9°C, pois variou de uma mínima de 13.2°C até os 31.1°C no período da tarde.
Com o forte calor que iniciou na sexta-feira e que deverá durar até a próxima terça-feira, dia 13, a média dos mês com certeza deverá se elevar e superar a normal histórica citada acima. Na sexta-feira a máxima beirou os 33.0°C, neste sábado esteve acima de 35°C, no domingo pode chegar nos 36°C e na segunda-feira em até 38.0°C. A instabilidade deverá retornar a nossa região, na próxima quarta-feira e no Feriado de 15 de Novembro, e após retornando as temperaturas ao nível normal.
O acumulado da precipitação este mês ainda está bem baixo, pois até ontem somava apenas 16.8 mm, quando a média normal histórica para novembro em 34 anos é de 133.4 mm. De acordo com a Metsul Meteorologia está sinalizando um evento de El Niño nada convencional, que está se instalando no Oceano Pacífico com influência no clima do Sul do Brasil.
A explicação é que o aquecimento maior das águas está acontecendo nas últimas semanas está concentrado no Pacífico Central do que no Pacífico Leste. Destaca que os eventos do fenômeno que são responsáveis por provocar muita chuva no Estado são os El Niños clássicos em que o aquecimento maior se dá no Pacífico Centro-Leste. Coloca também, que este cenário atmosférico é muito complexo e está
gerando dificuldades de uma previsão de longo prazo para meteorologistas em todo o mundo.
Já a Previsão Climática Sazonal lançada em 26 de outubro, em conjunto com o INMET, INPE e CPTEC, de acordo com os modelos analisados estão prevendo para o período Novembro à Janeiro de 2019, a ocorrência do fenômeno El Niño-Oscilação Sul de intensidade fraca a moderada. Para quase toda a Região Sul, os acumulados de chuva deverão ficar acima da faixa normal como a mais provável.
Historicamente o mês de Novembro pode apresentar desvios de precipitação bem acima e bem abaixo da média mensal histórica mensal em 34 anos de registros no Município. Os mais secos ocorreram em 1985 com 13.0 mm e em 2011 com apenas 7.6 mm seguido de 2012 com 22.0 mm. Os mais chuvosos ocorreram em 1986 com 331.6 e em 2009 com 300.9 mm. No ano passado somou 222.0 mm.
A outra imagem da matéria ilustra o belo dia de primavera em Rancho Queimado ( SC ) ocorrido no dia 05 de Novembro com mínima de 12.1°C e máxima de 19.3°C que ontem amanheceu novamente com 12.1°C.A cidade se situa nas montanhas próximo à capital Florianópolis numa altura de 881 metros.