O Especialista
Setembro terminou com temperatura acima da média
Autor:
O mês de Setembro deste ano terminou com a temperatura acima da média normal histórica com desvio à maior de 1.2°C fechando com 18.2°C lembrando que a média normal histórica em 37 anos (1984/2021) é de 17.0°C.
Tivemos no mês apenas dois dias com mínimas de um dígito, com 9.7°C no dia 12 e de 7.8°C no dia 16. A média das mínimas fechou em 14.2°C e a média normal histórica é de 12.1°C. Tivemos no mês quatro dias com máximas igual ou superior à 30.0°C, sendo que a mais elevada ocorreu no dia 02 com 31.8°C. A última máxima neste padrão ocorreu no início desta semana na segunda feira dia 27 com 30.2°C num belo dia de sol pleno como ilustra a imagem destacada na coluna, registrada por este colunista.
A média das máximas ficou abaixo da média normal histórica com 23.8°C com apenas 0.1°C abaixo da média normal histórica de 23.9°C. Durante todo o mês ocorreram apenas dois dias com máxima abaixo de 20.0°C com 18.3°C no dia 07 e de 16.6°C no dia 17. Este foi um dos fatores que determinou que a temperatura média do mês ficasse acima da normal histórica.
Outubro inicia com tempo instável
Vários modelos da última quarta-feira, dia 29, estavam prevendo que nesse início de Outubro o tempo deverá ser com muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas com a temperatura variando entre uma mínima de 15.0°C e máxima de 25.0°C conforme dados do 8° DISME. Apesar da instabilidade o volume de precipitação deve ser baixo na média de apenas 3.0 mm. A instabilidade deve se estender ainda amanhã sábado dia 02 com muitas nuvens com pancadas de chuva e no domingo o tempo deverá ficar bom com poucas nuvens e queda na temperatura conforme ainda o 8° DISME, com a temperatura variando entre 12.0°C e 20.0°C. Contrário do 8º DISME, outros modelos na quarta-feira previam chuva ainda no domingo com previsão de recolhimento de até 8.0 mm. O mês de outubro na média é o mais chuvoso do ano em Campo Bom com média mensal de 176.2 mm.
Setembro terminou com precipitação acima da média
Com o retorno da instabilidade desde a última terça-feira, o total da precipitação até as 14h da quarta-feira, dia 29, somou 15.4 mm e o acumulado do mês atingiu os 182.4 mm superando a média normal histórica do mês que é de 172.3 mm. O mês de Setembro na média é o segundo mês mais chuvoso do ano.
Resgate histórico de geada dia 30 de setembro
Em 52 anos de dados de geada em Campo Bom apenas no dia 30 de Setembro de 1989 geou na cidade com mínima de 4.6°C. Desde o ano de 1950, apenas em 1981 nevou num dia 30 de setembro no Sul do Brasil. Nevou em Bom Jesus RS no período com mínima de 2.4°C. Já em São Joaquim SC nevou no período da manhã com mínima de 0.3°C.
Temperaturas recordes em outubro em Campo Bom:
Desde a implantação da Estação de Meteorologia em Campo Bom no dia 01 de setembro de 1984, o recorde de frio num mês de Outubro que inicia hoje ocorreu em 1986 e em 1988 com mínima de 5.1°C. A máxima recorde ocorreu em 2019 no dia 12 com 39.8°C.
O outubro mais chuvoso e mais seco em 37 anos
O mês de outubro mais chuvoso ocorreu em 2015 com total de 367.2 mm e o mais seco no ano de 2006 com apenas 41.1 mm.
Tempestade de areia impressionante em SP e MG
De acordo com a METSUL Meteorologia a tempestade de areia em São Paulo e que também atingiu o Triângulo Mineiro no domingo dia 26 de setembro, produziu algumas das imagens meteorológicas mais impressionantes até hoje no Brasil. A extraordinária tormenta de poeira provocou estragos e assustou a população de vários Municípios do Interior de São Paulo e do Triângulo Mineiro.
Conforme a METSUL esta tempestade de areia que formou uma nuvem escura que assustou a população destas cidades e que trouxe transtornos em cidades com queda de árvores é oriundo através de um evento meteorológico que se criou ao longo de meses em razão da falta de chuva prolongada e precipitações muito abaixo dos padrões históricos da região. Dados do Aeroporto de Ribeirão Preto registraram rajadas de vento acima de 92 km/h.
Na cidade de Franca/SP, conforme ilustra a imagem acima com crédito de Thaisa Vilas Boas, o horizonte ficou vermelho na cidade na tarde do último domingo dia 26 de setembro, mostrando a dimensão do fenômeno raro no Brasil, com nuvem de poeira que cobriu toda a cidade. O dia virou noite. O fenômeno ocorreu também em Ribeirão Preto, Orlândia e Jardinópolis, Barretos e outras cidades. Com certeza a estiagem prolongada contribuiu para a formação desta nuvem de poeira que antecedeu a chegada da chuva em Ribeirão Preto SP que em duas horas registrou 24.4 mm de precipitação.
Frio e geada em SC dia 23 de setembro
Como reportado na coluna da semana passada confirmou-se o frio com temperatura negativa e geada em Santa Catarina no dia 23 de setembro com mínima de -1.6°C em São Joaquim no Postinho Keiser. A mínima foi de 0.6°C em Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja SC com geada. Já na localidade de Cruzeiro em São Joaquim SC a mínima foi de 2.6°C e no Bairro Jardim Bandeira/Tadeu a mínima neste dia foi de 2.0°C com geada. A geada se repetiu no dia 25 de Setembro de 2021 em SC e conforme dados da CLIMATERRA ( Ronaldo Coutinho/PiterScheuer) neste dia completou 08 dias com geada em Setembro e 109 dias no ano na Serra de Catarinense.
Inclusive no pátio da CLIMATERRA em São Joaquim ocorreu geada fraca com mínima de 5.7°C no abrigo e -2.2°C na relva. A imagem abaixo, uma das última de frio neste ano mostra a geada ocorrida no vale Caminhos da Neve onde registrou mínima de 1.6°C com Crédito de Mycchel Legnaghi.