A mente humana é uma das mais poderosas máquinas criadoras do planeta. Nosso pensamento é capaz de criar o que é bom ou ruim. Todas as coisas que existem no nosso mundo, primeiro surgiram na mente de alguém. Os milhões de neurônios causam emoções, disparam hormônios, nos impulsionam para cima ou para baixo.
Pensamentos positivos trazem alegria ao coração e nos fazem ter mais saúde, aumentam a imunidade devido à atmosfera de boas energias que sentimos. Da mesma forma, pensamentos negativos trazem doença e baixam a imunidade do corpo. A atmosfera negativa que formamos ao nosso redor traz uma energia que atrai coisas ruins.
A ciência hoje está repleta de estudos que mostram a capacidade eletromagnética do nosso cérebro e sua influência no mundo que nos cerca.
Manter a mente sadia é tão importante quanto manter o corpo sadio. Aliás, sem um corpo sadio é quase impossível ter uma mente sadia.
Precisamos aprender a estimular nosso cérebro para termos sempre pensamentos positivos, a fim de criarmos uma atmosfera agradável dentro e fora de nós, e atrairmos coisas boas.
Vão aí algumas dicas valiosas para que alcancemos essa façanha:
- É necessário tirar tempo para fazer exercício físico pelo menos 3 vezes por semana. E se você é do tipo que não gosta de academia, valem as caminhadas. Apenas 30 minutos em passo acelerado já será suficiente para que você veja uma enorme melhora no humor.
- A meditação também é uma belíssima opção para melhorar os pensamentos. Com ela você pode trabalhar a respiração, a concentração e ainda melhorar os pensamentos.
- Alimentação é fundamental para o bom funcionamento orgânico. Prefira alimentos integrais, crus e, sempre que possível, os orgânicos.
- Cante, dance, traga alegria pra dentro de você. Quando você estiver triste, cante; é um dos melhores remédios que há. A primeira música será sem a menor vontade. Insista. A segunda será melhor. Continue e você verá que logo você estará dando risadas. Além disso o corpo acompanha o ritmo da música e traz sentimentos gostosos ao coração. Aproveite para dançar e estimular a musculatura.
- Ria de si mesmo. Se possível faça isso na companhia de amigos. Conte os micos que pagou e ria dos que seus amigos pagaram também. Uma noite de risadas vale muitas sessões com o terapeuta.
- Leia. A leitura pode melhorar sua fala e sua escrita, e também estimula os neurônios; cria novas sinapses neurais, o que melhora o funcionamento do cérebro e amplia a memória.
- Estude. Já está provado que aqueles que estudam possuem melhor desenvolvimento cerebral. Estudar uma língua estrangeira, por exemplo, retarda o envelhecimento do cérebro e pode inclusive prevenir doenças como o Alzheimer.
Não importa quais opções você escolherá ou se vai fazer todas elas. Importante é você criar o hábito de cuidar de si mesmo e do seu cérebro, desenvolvendo nele a capacidade de criação que ele por si só tem.
Aprenda a sonhar. Pratique o seu poder criativo. Comece com pequenos desejos, pequenos objetivos e vá ampliando sua capacidade de pensar, desejar, criar e realizar. Você descobrirá que é muito mais fácil do que imaginava.
Rosa Silva – Terapeuta TFT
www.vidaplenatododia.com.br