Conecte-se conosco

TudoOnline

A semana mais fria de Agosto

Esta terceira semana de Agosto, na média, esta sendo a mais fria do mês, considerando que a última será caracterizada por temperaturas bem mais amenas e até de calor nos últimos dias. A massa de ar frio que ingressou no Estado e na nossa região, a partir do último domingo continuou no comando das temperaturas durante toda esta semana, sendo que a menor mínima ocorreu no amanhecer da terça-feira dia 20 com 6.8°C. Esta massa de ar frio desta vez ficou acompanhada com muita nebulosidade, que fazia com que as temperaturas não caíssem mais durante as noites/madrugadas, impedindo inclusive a formação de geadas. As mínimas diárias mesmo assim ficavam sempre abaixo dos 9°C. Desde o último domingo, o cenário climático na região do Vale dos Sinos, apresentou o céu com densa nebulosidade que se estendeu durante esta semana, mas o tempo seco prevaleceu impedindo a elevação da temperatura no período da tarde.

A exemplo de ontem, novamente a população teve que se agasalhar muito bem, principalmente ao amanhecer com a mínima atingindo os 7.2°C e com bancos de nevoeiros, mas diante da sensação de frio potencializada pelo vento que soprava fraco do Leste e variando do Sul, impedia que os agasalhos fossem dispensados inclusive no período da tarde. Devido a esta situação climática iniciada no último dia 18, isso fez com que os termômetros registrassem máximas sempre abaixo dos 20°C, com a tarde mais fria na terça-feira dia 20, com a temperatura marcando apenas 15.5°C as 15h da tarde. No mesmo dia, aqui próximo, mas na Serra, Canela registrou mínima de 3.8°C no amanhecer e a máxima chegou apenas em 8.7°C na Estação do Inmet. Mais próximo ainda, em Ivoti, as 15h da mesma tarde, registrava temperatura média de 11°C, como ilustra a imagem abaixo, mesmo com a presença do sol.

Neste dia o frio foi intenso na Campanha e Sul do Estado, onde o tempo predominava com céu limpo e temperaturas negativas com -3.2°C em Pinheiro Machado, -1.4°C em Canguçu e -0.9°C em Herval.
Esta onda de frio, provocou a formação de geadas na Campanha e Sul desde o dia 19, segunda-feira, com destaque para a cidade de Bagé, que teve -0.3°C dia 19, 0.7°C dia 20, 0.9°C dia 21 e 3.3°C ontem. Na madrugada de ontem, Canguçu já registrava -2.5°C as 04h, ou seja, já se completavam quatro dias seguidos em que as temperaturas mínimas no interior fossem negativas.

Segundo dados do Oitavo Distrito, ontem entre as Estações do INMET a mínima do Estado ocorreu em Serafina Correa com 1.8°C, e geada forte em Pelotas com mínima de 2.5°C. Em Santa Catarina a mínima foi de -1.4°C em Bom Jardim da Serra/INMET e em São Joaquim/Estação F.K conforme dados do Instituto Climaterra a mínima foi de 0.7°C.

Este frio mais forte deve perdurar até a manhã do sábado, podendo a mínima em Campo Bom ser de apenas 6.0°C, mas a tarde a temperatura ficará bem agradável com a máxima chegando nos 23°C e ultrapassando os 25°C no domingo. Modelos de Institutos de Meteorologia estão prevendo o retorno do calor nos últimos dias de agosto e que deverão avançar nos primeiros dias de Setembro.

O destaque climático negativo este mês está sendo o do baixo volume de precipitação acontecido até agora, pois até ontem somava apenas 60.0 mm na Estação local, lembrando que a média mensal normal histórica em 34 anos é de 139,7 mm, ou seja, choveu apenas 42,9% do esperado.  Ontem a previsão do tempo à longo prazo não indicava nenhuma instabilidade em nossa região até pelo menos no dia 04 de Setembro, o que para os visitantes da 42º Expointer em Esteio que iniciará amanhã e que vai até o dia 01 de Setembro será espetacular a até inédito pela não ocorrência de pelo menos um dia de chuva. A imagem abaixo do texto, registrou o belo Ocaso do Sol na quarta-feira, dia 21 , que no horário da foto as 18h registrava 14.3°C, após amanhecer com 8.9°C e máxima de 18.9°C no meio da tarde.

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível