Conecte-se conosco

O Especialista

Segunda quinzena de junho será com temperaturas abaixo da média histórica

A segunda quinzena de junho será marcada com a temperatura abaixo da média histórica em 36 anos ( 1985/2020) que é de 14.4°C. O seu início na quarta-feira dia 16, foi marcado pelo frio com a chegada de uma nova massa de ar polar com registro da máxima mais baixa do ano até agora com 14.7°C após um amanhecer frio com mínima de 9.1°C. As temperaturas se manterão baixas nos próximos dias, inclusive com a continuidade de máximas baixas pelo menos até o final desta semana.

Ontem ocorreu mais uma manhã fria desta semana com mínima de 8,1°C e com ocorrência de geada fraca, a segunda do mês após da ocorrida no dia 01 com mínima de 4.9°C na cidade. Mesmo com o ar frio persistindo, a previsão para amanhã e para o domingo é o do retorno da instabilidade com 14.0 mm de precipitação no sábado e de 10.0 mm para o domingo. Mas acontece que novamente estamos na fase da Lua crescente, que é a fase da lua que não gosta de chover em nossa região, e que se confirma em quase todos os meses do ano. O que vai chamar a atenção novamente é a sensação de frio junto com a umidade cuja máxima superou os 13.0°C amanhã.

Já no início da próxima semana, uma nova massa de ar polar trará o retorno de um frio mais intenso o que contribuirá para que a média da temperatura nesta segunda quinzena se mantenha abaixo da normal histórica. A mais longo prazo os modelos da quarta-feira estavam prevendo um frio ainda maior entre os dias 26 e 29 de junho.

Primeira quinzena ficou 0.5°C acima da média:

A primeira quinzena de junho que na sua primeira semana estava com 1.9°C acima da normal histórica, baixou para apenas 0.5°C até o dia 15. O frio foi considerável no último final de semana com mínimas de 6.4°C no Dia dos Namorados , dia 12 sábado e de 6.3°C no amanhecer do domingo dia 13, quando a máxima no período da tarde subiu para agradáveis 22.5°C. A temperatura mais elevada nesta semana ocorreu na segunda-feira dia 14 quando atingiu os 25.1°C em Campo Bom, e foi a máxima do Estado entre as Estações do INMET, mas que ao amanhecer ainda foi frio com mínima de 7.3°C.

Neste dia ocorreu a terceira geada seguida e a quarta do mês em São Francisco de Paula como ilustra a imagem abaixo registrada por este colunista que se dirigiu a bela região, mais especificamente na localidade de Tainhas que fica a 32 km do centro da cidade onde a mínima foi de apenas 1.2°C e cobriu os campos de cristais de gelo. Apesar de a primeira quinzena ter ficado com a média da temperatura acima da normal histórica, terminou com a máxima mais baixa do ano, até então na terça-feira dia 15 com apenas 14.8°C, sendo esta a primeira máxima abaixo dos 15.0°C do ano.

O frio da quarta-feira,16:

Nas Serras do RS e SC e inclusive na Campanha, o amanhecer da quarta-feira foi de temperaturas negativas ou próximas a zero grau. A mínima do Estado entre as Estações do INMET ocorreu em Bagé RS na Campanha com -0.1°C e cobriu os carros de geada como ilustra a próxima imagem com crédito da Nutel/Oitavo Disme de Porto Alegre. Fez 0.7°C em Quaraí e em Herval RS na Campanha.


Já em SC conforme dados da Empresa CLIMATERRA( Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer), neste dia completaram-se 29 dias com marcas negativas e 52 dias com geada no Topo da Serra. As menores mínimas ocorreram em São Joaquim/F.K com -0.9°C, seguida de -0.3°C em Bom Jardim da Serra/F.K e de -0.2°C em Urubici/F.K. No dia anterior, dia 15, as geadas e as temperaturas mínimas foram bem mais intensas e expressivas em SC com -5.4°C em Bom Jardim da Serra/Hotel Pousada Terra do Gêlo, seguida de -4.1°C em Bom Jardim da Serra/Vista Alegre e a mais baixa na região de São Joaquim ocorreu na localidade do Pericó com -3.2°C. A nossa última imagem de hoje ilustra a espetacular e intensa geada ocorrida no Vale Caminhos da Neve que fica a 03km do centro de São Joaquim onde fez -2.1°C nesta dia e máxima de 18.4°C com crédito de Mycchel Legnaghi.

Mais O Especialista

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível