Foi publicado, pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), para demarcar esta última semana do Outubro Rosa, o Boletim Epidemiológico do Câncer de Mama no Rio Grande do Sul. Conforme o documento, em 2023 o RS apresentou 5.038 casos novos, o equivalente a uma taxa de incidência de 89,53 a cada 100 mil mulheres.
O dado representa uma redução de 1,6% no número de registros (menos 84 casos) entre 2022 e 2023. Quanto à mortalidade, a série histórica mostra que em 2023, foram 1.500 óbitos, enquanto em 2022 foram 1.435. Isso se deve principalmente ao diagnóstico precoce da doença, que aumenta a chance de minimizar os efeitos do câncer.
Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp
Campo Bom teve destaque no estudo divulgado. A cidade é a que possui proporcionalmente o maior número de diagnósticos, são 255,6 casos para cada 100 mil mulheres. Essa é a forma de cálculo utilizada para avaliar de forma igual todas as cidades. Em número absoluto de casos, Porto Alegre, devido ao alto número de habitantes é a cidade que mais casos teve, foram 627. Campo Bom neste mesmo período teve 83.
Para reduzir essas estatísticas relacionadas ao câncer de mama, a SES orienta os municípios gaúchos a aplicarem estratégias de prevenção à doença, com realização de diagnósticos precoces e oportunos. É importante a busca ativa de todas as mulheres com idade entre 50 e 69 anos para a realização da mamografia de rastreamento que deve ser feito de dois em dois anos, mesmo sem apresentar qualquer sintoma.
Mulheres de outras faixas etárias que apresentem alguma alteração nas mamas podem realizar a mamografia diagnóstica, após avaliação médica. A avaliação de risco deve ser feita de forma individualizada, levando em conta o histórico de risco familiar para o início do rastreamento antes dos 50 anos. Inclui-se também nessas recomendações os homens trans e pessoas não-binárias assignadas no feminino ao nascer, que mantêm as suas mamas.
Leia também:
Municipal de Canastra com inscrições abertas
Após quase quatro meses, Governo Federal segue sem pagar mais de 330 mil pedidos do Auxílio Reconstrução
Nota Fiscal Gaúcha vai sortear R$ 200 mil em prêmios nesta quinta-feira
Grande Jantar Baile celebra 40 anos da Imobiliária Brasil