TudoOnline
Seca na região pode se agravar
Autor:
A atual seca que iniciou em dezembro está longe de terminar. Vários Institutos de Meteorologia estão indicando uma previsão de tempo à longo prazo com nenhuma precipitação pelo menos até o próximo final de semana em nossa região. Nos modelos de ontem o indicativo de alguma precipitação prevista será apenas para ocorrer a partir do dia 16, o que significa recolhimento ZERO nesta primeira quinzena do mês. Assim mesmo os volumes esperados serão bastante insignificantes considerando-se o quadro atual que já é preocupante.
Com isso, o nível do Rio dos Sinos ficará ainda mais baixo, do que já se encontra agravando a situação da seca na região. Conforme ilustra a imagem abaixo captada na manhã do último dia 03, por este colunista, os pilares da ponte da Barrinha estão com a base de concreto totalmente à vista, e a régua de medição mostra que o nível do rio estava medindo apenas 1m30cm, lembrando que o normal no local é de 4,80 metros. A última vez que estava num nível tão baixo ocorreu na seca de 2011, quando no dia 12 de dezembro daquele ano no local media apenas 90 cm o nível do rio. O acumulado de precipitação entre os dias 27 de outubro a 12 de dezembro de 2011 foi de apenas 18,9 mm.
Nos últimos 03 meses o total da precipitação mensal tem ficado bem abaixo da média mensal esperada, senão vejamos: No mês de dezembro do ano passado o acumulado foi de apenas 22,0 mm quando o esperado era de 131,8 mm, constituíndo-se como o dezembro mais seco em 35 anos. Este ano, em janeiro, choveu 84,4 mm e o esperado na média era de 146,5 mm, ou seja, o total da chuva correspondeu apenas a 57,6% da normal histórica. Pelo terceiro mês seguido, agora em Fevereiro acumulou apenas 87,6 mm e a média esperado era de 133,9 mm, o que correspondeu a apenas 65,4% da normal do mês. E agora para este mês a primeira quinzena deverá fechar com nenhuma precipitação o que é muito preocupante.
A última chuva significativa na região, e assim mesmo de forma irregular, ocorreu no Feriadão de Carnaval em Fevereiro entre o final da tarde do dia 24 de fevereiro, um pouco na manhã do dia 25 e na madrugada e manhã do dia 26, na quarta-feira de Cinzas com acumulado de 38,8 mm que se somaram aos 87,6mm já referidos acima. Historicamente quando nos encontramos na Fase da Lua Crescente ( já reportado em colunas anteriores), não costuma chover com intensidade em cidades localizadas na Paralelo 30° de Latitude que passam sobre Porto Alegre e Tramandaí por exemplo, e que influenciam em cidades próximas até 50 km, no caso Campo Bom em relação à capital do Estado que este mês ocorre entre os dias 02 as 16h59min e vai até domingo dia 09 as 14h49min quando inicia a fase da lua cheia.
Também em SC, a chuva está bem irregular com condição de estiagem em várias áreas ao longo de 2020 aumentando a intensidade da seca afetando os setores da agricultura e abastecimento de água no Estado, que segundo a Empresa CLIMATERRA ( Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer), nas rádios já vinham comentando isto à meses. As projeções numéricas analisadas pela CLIMATERRA indicam chance de La-Niña no fim do primeiro semestre ao longo de 2020 (projeção da NOAA) o deixará a chuva muito irregular em SC (condição de seca) e frio chegando mais cedo, além de outros fatores analisados.
A geada ocorrida em janeiro (um dia) e as geadas de fevereiro (em três dias) indicam característica climática do fenômeno La-Niña. No final do mês de Fevereiro, foi divulgada a previsão Climática Sazonal para o Trimestre MAR/ABR/MAI, gerada pelo método objetivo através do ( CPTEC/INPE/INMET e FUNCEME). A previsão probabilística da precipitação indica maior probabilidade de chuvas na categoria abaixo da normal como a mais provável para o RS, no entanto essa condição pode mudar dependendo da persistência ou não de águas mais quentes no Oceano Atlântico Tropical durante os meses de março a maio. Em relação a temperatura do ar próximo da superfície, a previsão indica maior probabilidade de ocorrência de temperaturas entre as faixas normal e abaixo da normal para o Rio Grande do Sul.
A imagem acima ilustra o belo dia de praia ocorrido no dia 29 de fevereiro, sábado em Atlântida Sul com mar calmo, limpo, com temperatura agradável e sem vento que se repetiu no domingo dia 01 de março, situação rara neste veraneio de 2020. Tanto neste final de semana e também para o próximo, as condições climáticas serão as melhores possíveis para quem se dirigir ao litoral para curtir bons banhos de mar valendo qualquer sacrifício para o seu deslocamento, inclusive congestionamentos se ocorrer. Inclusive já existem indicadores que a próxima semana será muito quente se estendendo até o final de semana com máximas se aproximando dos 40°C em alguns dias.
O Rodeio Crioulo de Campo Bom, que iniciou ontem e se estende até o próximo final de semana pela primeira vez poderá ocorrer sem nenhuma precipitação na Região que com certeza levará grande público ao evento.