A vocação empreendedora de Campo Bom está ainda mais fortalecida. O município iniciou o segundo semestre deste ano com a finalização do Eixo de Compras Públicas do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS. A iniciativa tem como objetivo impulsionar os negócios para que prefeitura, fornecedores e empresas locais – com potencial para a prestação de serviços – tenham acesso a soluções e oportunidades, além de um diagnóstico atualizado e alinhado às diretrizes apontadas pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Em Campo Bom, o programa do Sebrae RS prevê um cronograma de compras 2021, por parte da prefeitura, que contemplará 50 áreas segmentadas. O planejamento prevê – a partir de setembro até o final do ano – a contratação de fornecedores de setores que vão desde iluminação pública e jardinagem, até a aquisição de medicamentos e materiais ambulatoriais, dentre outros.
‘‘Desde o início, Campo Bom tem sido destaque, principalmente pelo envolvimento, organização e disciplina dos servidores. É o que permite que os resultados aconteçam de forma objetiva, com pessoas comprometidas’’, destaca a analista de Articulação Territorial do Sebrae RS, Paula Nicolini. Segundo ela, o trabalho, desenvolvido em conjunto com a prefeitura, tem sido exemplar no que tange ao planejamento. Mais do que isso, tem comprovado a vocação empreendedora do município.
Leia também:
Greve de caminhoneiros não provoca problemas em trânsito de rodovias
Projeto que promove solidariedade entre as crianças arrecadou agasalhos infantis
Boletim Epidemiológico confirma 22 novos casos e mais um óbito
Brigada Militar prende foragido no Bem Viver
De acordo com o prefeito Luciano Orsi, a parceria entre o poder público e o Sebrae RS tem possibilitado um processo de melhoria contínua das ações de planejamento estratégico. “O programa nos trouxe muitos avanços para Campo Bom, reforçando ainda mais a nossa marca de ser o local ideal para aqueles que querem empreender’’, avalia.
E alguns resultados são bastantes expressivos. Ele lembra que o Eixo Desburocratização do Cidade Empreendedora, por exemplo, preparou o município para ser destaque no Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, elaborado pelo Ministério da Economia em maio de 2021. ‘’Isentamos de licenças 582 atividades econômicas classificadas como de baixo risco, sendo a melhor do estado e a quarta do país nesse índice”, comemora.
O planejamento das ações para Campo Bom conta ainda com o apoio da Geforte Gestão Estratégica, com sede em Farroupilha. O consultor da empresa, Mayquel Rohde, explica que estão sendo aplicadas ações de diagnóstico de forma contínua desde 2019. ‘‘Houve a construção do fluxo de compras para identificar possíveis melhorias em todas as etapas do processo licitatório. É um trabalho que concede maior transparência e credibilidade nas compras municipais e que também funciona como um planejamento prévio com a possibilidade para fornecedores aumentarem suas vendas’’, explica.