O Rio Grande do Sul já registra 31 mortes em decorrência dos temporais que atingiram o Estado nos últimos dias. Mais seis mortes foram confirmadas na manhã e 4 no início da tarde desta quarta-feira na Região dos Vales, somando-se às 21 computadas até então. O Governo do Estado concentra seus trabalhos nas ações de salvamento e resgate. As operações estão empregando seis helicópteros da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Civil, além dos que pertencem à Polícia Rodoviária Federal, à Força Aérea Brasileira e à Marinha do Brasil. O Estado está articulando com as Forças Armadas a cedência de mais aeronaves.
A Defesa Civil segue monitorando continuamente a situação das bacias hidrográficas do Estado. Além do Vale do Taquari, requer atenção o Vale do Rio Pardo. Os dados são atualizados em tempo real e mudam a todo instante. Do total de mortes confirmadas, 15 ocorreram em Muçum, seis em Roca Sales, duas em Ibiraiaras, uma em Mato Castelhano, uma em Passo Fundo, uma em Estrela e uma em Lajeado. Seis ainda não tiveram a confirmação de origem mas são da região do rio Taquari.
Leia também:
Polícia Civil busca informações sobre autores de homicídio na Operária
Conheça os finalistas do 19º Bivaque da Poesia Gaúcha
Operação da Polícia Civil que desarticulou esquema de tele-entrega de drogas cumpriu mandados em Campo Bom
Chuva retorna nesta quinta-feira e deixa autoridades em alerta pelo nível do rio dos Sinos
Situação de emergência:
A decretação de Situação de Emergência é o primeiro passo dado pelos municípios que necessitam de apoio dos governos estaduais e federal para a solicitação de ajuda humanitária e de recursos financeiros para as ações de resposta, restabelecimento e reconstrução. Deve ser incluída no sistema S2iD (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres) para que seja encaminhada ao governo estadual, juntamente com outros documentos. O Estado, então, procede a análise e processamento da homologação estadual e encaminha à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para o reconhecimento federal.
Até o momento dois municípios decretaram e incluíram no sistema seus decretos: Santa Tereza e Nova Roma do Sul.