O nível do rio dos Sinos atingiu 7m no final da manhã desta quarta-feira. A marca é o ponto de início para a mobilização da Defesa Civil do município que passa a preparar a estrutura do município para a possível retirada de moradores de suas residências. A marca na régua da ponte da Barrinha deve seguir aumentando pois segue descendo água da região dos rio afluentes.
Durante a terça-feira o rio seguiu subindo de forma lenta, foi menos de meio metro nas últimas 24 horas. Mas a chuva da noite e a possibilidade de mais chuva ao longo desta quarta-feira e dos próximos dias faz com que a possibilidade de remoção de desabrigados seja uma possibilidade real.
Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp
Nesta manhã o responsável pela estação meteorológica Nilson Wolff esteve visitando a região e como mostra a foto, o rio está na iminência de invadir a estrada Pio XII, o que tradicionalmente acontece quando atinge o nível de 7,2m. As planícies de alagamento já estão recebendo muita água, o que faz com que moradores de bairros como Mônaco, 25 de Julho, Porto Blos e Vila Rica fiquem em alerta.
A previsão é de novas pancadas de chuva nesta tarde e também nos próximos dias, o que pode piorar o cenário. Wolff destaca que com os 30,6mm de hoje, já foi ultrapassada a média histórica do mês de junho que é de 145,9mm. Já temos 150,6mm e durante a tarde este número deve subir.
Leia também:
Radar Meteorológico já está no Rio Grande do Sul
Número de mortes por leptospirose chega a 20 no RS
Domingo tem Supercopa Campo Bom e Estadual Sub-18 de Judô no Ginásio Municipal
Novos guardas municipais concluem formação em agosto