Por volta das 10h da manhã desta segunda-feira, a régua junto à ponte da Barrinha marcava 7,63m, sendo que o máximo chegou a 8,58m na noite de sexta-feira. Junto com o sol, na manhã desta segunda-feira, veio a expectativa dos cerca de 3 mil desalojados de Campo Bom com a possiblidade de começar a limpeza de suas casas e a tentativa, difícil, de voltar à normalidade. A régua junto à ponte da Barrinha, às 9h47, marcava 7,63m, o que representava 95cm de recuo da água, com relação ao nível mais alto que foi de 8,58m às 23h de sexta-feira.
Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp
A marca da manhã desta segunda-feira era superior ao que foi registrado na maior enchente de 2023, em junho, que foi de 7,60m. A maior enchente, até então registrada em Campo Bom, havia ocorrido em agosto de 2013, quando a água atingiu 7,86m. Em julho de 2015, o rio chegou a 7,72m.
Nesse cenário catastrófico, Campo Bom contabiliza cerca de 3.000 desalojados. Mais de 300 pessoas foram abrigadas pela Prefeitura, nos ginásios Municipal (187), do CEI (57) e na sede da Acofe (30), além de outros recolhidos em igrejas locais. Campo Bom também acolheu, no Ginásio do Sesi, graças ao empenho da Prefeitura e grande mobilização da comunidade, mais de 100 pessoas de São Leopoldo.
Na quinta-feira, o prefeito Luciano Orsi já havia decretado calamidade pública em Campo Bom. Um dia depois, o nível da água, na régua junto à ponte da Barrinha, atingiu a marca histórica de 8,58m, atingindo os bairros Barrinha, Porto Blos, Vila Rica, Operário, 25 de Julho e Mônaco. Equipes da Prefeitura e da Defesa Civil trabalham ininterruptamente desde quarta-feira, quando as primeiras residências foram atingidas.
Leia também:
Governador decreta estado de calamidade pública por conta das cheias no RS
Maior enchente da história de Campo Bom atinge seis bairros
Maior enchente da história coloca Campo Bom em estado de calamidade pública
Nível do Rio dos Sinos começa a baixar em Campo Bom
A Prefeitura, junto com os clubes de serviço locais, divulgou um pix oficial para doações, que servirão para ajudar quem perdeu tudo por causa da enchente. A chave pix é: campobomsolidario@gmail.com. Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil ou Secretaria Municipal de Obras: (51) 99631-4625 e (51) 99803-3629.