O nível do rio dos Sinos estabilizou nesta terça-feira. Pela manhã a régua localizada embaixo da ponte do bairro Barrinha marcava 7,56m as 7h. Ao longo do dia o volume chegou a 7,58m as 11h e a 7,59m as 17h, mesma marca das 19h30min. Estes números marcam o final do período de subida do rio depois de mais uma sequência de dias de chuva.
Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp
Os números impressionam, a média histórica de todo o mês de maio é de pouco menos de 130mm. Somente nos primeiros 14 dias deste mês, o acumulado de Campo Bom já é de 391,8mm. Se este período for estendido por mais alguns dias, até 27 de abril este acumulado será de inacreditáveis 581,4mm segundo informa Nilson Wolff. Praticamente um quarto do que choveu durante todo o ano de 2023, um dos mais chuvosos da hitória climática de Campo Bom.
Leia também:
É fake a informação que circula em áudio sobre os níveis da enchente no Rio Grande do Sul
Defesa Civil informa que mais de 90% dos municípios foram atingidos pela enchente no RS
Brigada Militar prende trio por furto qualificado em área de enchente em São Leopoldo
Prefeitura visita campo-bonenses atingidos pelas enchentes
Segundo Wolff, responsável voluntário pela estação meteorológica de Campo Bom desde a sua fundação em 1984, 2015 é até hoje o ano em que mais choveu no município, com acumulado de 2.458,5mm. Em 2023 o acumulado foi de 2.290 mm. No cálculo exato em menos de 20 dias choveu o equivalente a 25,38% de 2023, segundo ano mais chuvoso já registrado em Campo Bom.
A terça-feira foi de tempo bom, mas os momentos de aparição do sol estão contados. A quarta-feira já será com a presença de mais nuvens mas ainda sem chuva. Na quinta-feira podem ocorrer pancadas de chuva fracas, assim como na sexta-feira. O sábado e o domingo serão de reconstrução, sem chuva mas ainda com nebulosidade. A próxima semana será sem chuva, inclusive com elevação da temperatura, o que deve ajudar na recuperação dos estragos da enchente.