O Governo do Estado divulgou ontem a atualização das bandeiras do programa Distanciamento Controlado. A região 07 que Campo Bom integra com outras cidades da região se manteve na bandeira laranja. Embora a cidade tenha registrado três óbitos nesta semana, os números da região melhoraram. A classificação final, que na semana passada havia sido de 1,44 foi de nota 1,14, deixando a região mais longe dos 1,5 que classificam a região como bandeira vermelha. Somente a região de Santa Rosa foi classificada como de alto risco de contágio, bandeira vermelha.
Os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias reduziram 13,5%, passando de 527 para 456 na macrorregião (somando as seis regiões Covid). Com relação a SRAG, enquanto há 7 dias atrás havia 410 internados, a quantidade de pacientes aumentou para 422 no último dia. No caso de leitos clínicos, o número de pacientes passou de 450 para 474, um aumento de 5%. E com relação aos internados por Covid-19 em leitos de UTI, o crescimento foi de 3%, passando de 343 para 355 pacientes.
Leia também:
Prefeitura avalia tombamento da Igreja da Trindade como patrimônio histórico
Campo Bom foi a cidade com menos de 100 mil habitantes que mais gerou novos empregos em Setembro
Final de semana de sol e clima ameno
AJR#5 da MC Tubarão entra na pista neste sábado para buscar a liderança da Endurance Brasil
O indicador relacionado a capacidade de atendimento melhorou no comparativo entre as semanas, porém ainda permanecendo na bandeira vermelha. O percentual de pacientes confirmados para Covid-19 em leitos de UTI, com relação aos leitos livres, reduziu, mas o nível ainda é considerado de risco alto. Enquanto na semana passada havia 1,01 leitos de UTI livres para cada leito de UTI ocupado por paciente Covid-19, nesta semana o indicador passou para
1,07.
No comparativo do número de leitos livres de UTI no último dia para atender Covid-19 entre as duas quintas-feiras, verifica-se um aumento no número de leitos de UTI livres para atender Covid-19, passando de 348 para 379, crescimento de 9%, fazendo com que o indicador tenha atingido a bandeira amarela.
Vale lembrar que o modelo do Distanciamento Controlado leva em consideração 11 indicadores de propagação do vírus e de capacidade hospitalar de cada região. Em algumas rodadas, alguns indicadores pioram, mas outros melhoram, e é isso que mantém a estabilidade que o Rio Grande do Sul tem visto refletida no mapa.