No início da noite deste sábado, 13, o governador Eduardo Leite anunciou as mudanças desta semana do sistema de distanciamento controlado, para determinar como funcionarão as aberturas de indústria e comércio na próxima semana. Como havia antecipado na quinta-feira, o controle ficou mais rígido e quatro regiões ficarão nos próximos 15 dias sob vigência das restrições definidas para esta cor. Esta é uma das mudanças anunciadas, uma vez que anteriormente o sistema era revisado semanalmente. Agora para regredir e aumentar as flexibilizações a região terá que apresentar índices compatíveis por duas semanas seguidas. A região 07, a qual Campo Bom pertence é a que tem a maior taxa de ocupação de UTI, com mais de 90% dos leitos ocupados, sendo este o principal índice, a região conseguiu ficar fora da bandeira vermelha pelo bom desempenho em outros quesitos avaliados.
Leia também:
Campeões do xadrez online recebem premiações
Governador divulga mudanças e bandeira da região de Campo Bom deve ficar vermelha
Abertas as inscrições para a Copa Campo Bom de Futebol Virtual
Chuva derruba a temperatura
A bandeira vermelha, impõe restrições mais severas àquelas adotadas em áreas com bandeira laranja. Sendo assim, nas regiões classificadas neste sábado como bandeira vermelha, somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados.
Restaurantes e lancherias ficam proibidos de receber clientes no local, mas podem atender em sistema de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve. Nos shoppings, também fica permitido o acesso apenas a serviços essenciais, como farmácias, lavanderias e supermercados, que podem operar com apenas 25% dos funcionários. Fora isso, os shoppings devem permanecer fechados, sem circulação de pessoas.
As aulas devem ser mantidas de forma remota. Cursos livres, cujo funcionamento seria permitido, com respeito às medidas sanitárias, a partir do dia 15 de junho, devem permanecer fechados, assim como escolas de ensino infantil, fundamental e médio e universidades.
Academias, missas e serviços religiosos, clubes sociais e esportivos (mesmo que com atendimento individual), e serviços de higiene pessoal, como cabeleireiro e barbeiro, por exemplo, passam a ser totalmente vedados. Campo Bom vem registrando aumento de casos nas últimas duas semanas. As duas principais cidades da região, Novo Hamburgo e São Leopoldo também enfrentam dificuldades para manter os números de novos casos sob controle. A próxima semana será muito importante para determinar a manutenção da atual situação de comércios e indústria.
Quatro regiões ficaram na bandeira vermelha nesta atualização