A tão esperada saída da bandeira vermelha está próxima. A região 07 do Distanciamento Controlado a qual Campo Bom integra obteve índice 1,38 na atualização divulgada nesta sexta-feira pelo governador Eduardo Leite. Com esta média a região já está classificada como bandeira laranja, ou de médio risco de contaminação. A classificação oficial de bandeira laranja só não foi oficialmente anunciada pois o programa Distanciamento Controlado prevê que para sair de um estágio mais alto para um mais baixo é necessário atingir este índice por duas semanas consecutivas, de modo que seguindo este cenário o anúncio deverá ser feito na próxima sexta-feira.
De acordo com a avaliação do Governo do Estado a região segue evoluindo e saindo do momento mais grave da pandemia. Apesar de ter obtido a mensuração da média final em situação de bandeira laranja, a região permanece em situação de bandeira vermelha pela aplicação da trava prevista no modelo para as regiões que foram classificadas por duas ou mais semanas em bandeira vermelha num intervalo de 21 dias. Portanto, mesmo com a média final indicando redução na classificação de risco para laranja, a região deverá permanecer por mais uma semana com as restrições de bandeira vermelha.
Leia também:
Respeitando distanciamento controlado, Floração Hortas Urbanas retoma atendimentos
Notícia falsa sobre distribuição de cestas básicas circula por grupos de whatsapp na cidade
Campo Bom fecha a semana com mais 21 casos confirmados
Sol e nuvens deixam o final de semana quente a abafado
Contrariamente a rodada anterior de mensuração, verificou-se positivamente uma redução nos registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 nos últimos 7 dias. Enquanto na semana anterior haviam ocorrido 99 registros, nesta semana foram 71 (redução de 28%). A dimensão das hospitalizações quando comparada por 100 mil habitantes continua bastante elevada, indicando uma alta prevalência na região. Mesmo com a redução no registro de hospitalizações, o indicador permaneceu em bandeira preta, apesar de que a mensuração tenha passado de 12,08 para 8,66.
A razão entre os casos ativos na semana e recuperados nos 50 dias anteriores ao início da semana apresentou uma leve piora, principalmente pelo aumento do número de casos ativos. Com isso, os indicadores de Estágio da Evolução e de Incidência de Novos Casos sobre a População, que são mensurados com base na região, apresentaram bandeira amarela para o primeiro, preta para o segundo e vermelha terceiro, que mensura a projeção de óbitos. Cabe destacar que na última semana a região registrou uma redução significativa de 55% no número de óbitos por Covid-19 frente a semana anterior – enquanto na semana anterior foram 42 registros, nos últimos 7 dias foram 19 óbitos.