A Receita Estadual do Rio Grande do Sul deflagrou a 13ª fase da Operação Polimeria. Com o objetivo de reprimir fraude fiscal no pagamento de ICMS. A ação teve como alvo grupo de empresas que atua no ramo de fabricação de embalagens de papel. As operações analisadas chegam a R$ 26 milhões nos últimos cinco anos, com faturamento distribuído entre as empresas do grupo. O valor devido aos cofres públicos é estimado em R$ 3 milhões.
São apurados indícios de fracionamento de empresas que visam à pulverização do faturamento para opção ao Regime de Tributação do Simples Nacional, prática irregular que possibilita às pessoas jurídicas “laranjas” gozarem da tributação diminuta aplicada nesse regime. Se comprovada a fraude, as empresas ficam sujeitas à exclusão do Simples Nacional e serão autuadas com lançamento do ICMS devido, multa por infração qualificada de 100% e juros.
Leia também:
Site para busca a valores esquecidos já registra quase 100 milhões de consultas
Após perseguição Brigada Militar prende dois jovens em Igrejinha em moto de Campo Bom com drogas
Aulas da rede estadual começam nesta segunda-feira
Ingressos para assistir de perto o 19º Acampamento da Canção Nativa são distribuídos em Campo Bom
A atuação ostensiva do fisco gaúcho, coordenada pelo Grupo Especializado Setorial de Polímeros (GES Polímeros), localizado na Delegacia da Receita Estadual em Canoas (2ª DRE), contou com a participação, na ação realizada na quinta-feira (17/2), de oito auditores fiscais e três técnicos tributários, além do apoio da Brigada Militar. O objetivo foi realizar a busca e apreensão de provas e documentos na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Operações da Receita Estadual
Por meio das operações deflagradas, a Receita Estadual intensifica a atuação em diversos ramos da economia, tendo programadas, para os próximos meses, outras operações neste e em outros setores econômicos.
Além de buscar recuperar os valores devidos aos cofres públicos e combater a sonegação, as ações promovidas pelo fisco estadual buscam proteger os contribuintes que pagam corretamente seus tributos e coibir a concorrência desleal entre empresas.