Conecte-se conosco

TudoOnline

Idese revela números de Campo Bom no ranking de qualidade de vida

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) divulgou na última quarta-feira, 21, a atualização do ranking do Índice de Desenvolvimento Sócio-econômico (Idese). Os números divulgados são resultado da atualização anual que a Fundação faz do estudo para indicar a qualidade de vida em todas as cidades do Estado. O estudo divulgado se refere ao ano de 2015 e no site da Fundação podem ser acessado toda a série histórica.

O Idese é calculado com base em três fatores: Educação, Renda e Saúde. Cada fator tem uma fórmula de cálculo e que leva em condição números de indicadores específicos e que tem determinado peso na avaliação. No total são doze indicadores dos três fatores e que recebem individualmente notas que vão de 0 (zero) para o pior cenário possível e 1 (um) para índices semelhantes ao de países desenvolvidos. (Confira aqui como é feito o cálculo)

Leia também:

Viva o Bairro acontece na escola 25 de Julho neste sábado

Obras de reestruturação no Dona Augusta devem começar hoje

Sábado será de atendimento especial à mulher

Na avaliação do ano de 2015, Campo Bom teve nota 0,729 no fator Educação, 0,748 no fator Renda e 0,836 no fator Saúde, ficando com média de 0,771 na 160º posição no estado . Na comparação com o ano de 2014, Campo Bom teve uma evolução significativa no ranking estadual, quando ocupava a posição 186º. Porém dois fatores tinham em 2014 avaliações melhores que em 2015, já que no 2014 os índices eram de 0,701 na Educação, 0,768 na Renda e 0,826 na Saúde com média de 0,765. Por estes números é possível analisar que Campo Bom esteve praticamente estável de um ano para outro, porém a crise econômica afetou mais os outros municípios que tiveram índices mais baixos.

Na comparação com as cidades vizinhas, Campo Bom evoluiu no ranking e se mantém a frente de cidades com população e estrutura semelhante como Sapiranga e Estância Velha mas fica longe de cidades um pouco menores como Ivoti e Dois Irmãos, que tem índices bem melhores ficando entre as melhores do estado. (Confira detalhes no quadro abaixo)

Na relação com os números do Rio Grande do Sul, Campo Bom fica acima da média em todos os quesitos avaliados. O número final do Idese no estado em 2015 ficou em 0,751, caindo em relação ao mesmo índice de 2014 que era de 0,757. Foi a primeira queda em muitos anos e segundo especialistas tem relação direta com o aumento do desemprego no ano. A cidade de Carlos Barbosa lidera os índices nos últimos três anos, apresentando sempre números considerados de países desenvolvidos.

Comparação com cidades da região (Arte : Tudo Online)

 

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível