A depressão é destruidora porque a pessoa não se acha capaz de fazer coisas simples, e se vê como alguém sem potencial. Desistir parece mais fácil do que realizar. Livrar-se dela não é tarefa fácil, mas também não é impossível e é fundamental para a manutenção da vida.
É necessário dar um basta nesse estado de espírito; não apenas o deprimido, mas também os que rodeiam a pessoa deprimida. E aí vão quatro dicas simples porém eficientes.
- Estimule o Pensamento positivo
Os pensamentos negativos, quando tomam conta da nossa mente, fazem com que nossas ações sejam autodestrutivas. Procure perceber quando isso acontece e crie mecanismos para bloqueá-los.
Isso é um treinamento diário. No início será difícil, mas à medida em que você insiste no exercício, sua mente aos poucos vai mudar a forma de ver os fatos. Queimou a resistência do chuveiro? Evite algo como “eu sou um azarado mesmo!”, diga “que bom que foi no verão e não no inverno”. Ou outra coisa que seja boa.
- Procure fazer o que você gosta
Escolha algo independentemente de se os outros gostam ou não. Existem várias atividades que você gostaria de fazer e não faz por querer agradar aos outros. Você gosta de ler um livro? Procure um que lhe agrade. Vá ao cinema, reúna-se com as amigas, jogue futebol com os amigos. Ande de bicicleta mesmo que seja sozinho(a). Caminhe. Saia da cama, do quarto, da casa. Faça algo pra você.
- Procure ter auto confiança
Saiba que você é a única pessoa responsável por estar onde está e único responsável por seu desenvolvimento pessoal, sua cura e fortalecimento. Isso também é hábito. Você habituou a se depreciar, então aprenda a se elogiar. Mereça seus elogios. O que fizer, faça com capricho e depois se dê um elogio. Desenvolva o hábito do amor pessoal. Pense: quem perde por ficar deitado o dia todo além de você? Quem deixa de receber o pagamento se não for trabalhar? Quem está deixando de viver a vida? E quem vai ganhar muito se você mudar isso?
- Coloque objetivos que possa alcançar e alcance-os
Precisamos de metas e objetivos para termos motivos para viver. Então crie-os. Mas, não adianta colocar metas que você já sabe que não vai alcançar. Isso trará frustração e o deixará mais desanimado. Não adianta uma meta de fazer 6 quilômetros de bicicleta se você sabe que com sua forma física fará no máximo 2. Use uma agenda para escrever as coisas que pretende fazer. A porta da geladeira é uma bela aliada dos recados. Ao final do dia confira se fez tudo o que pretendia. Comemore cada coisa realizada e transfira para o dia seguinte as que não conseguiu fazer.
E não se “castigue” pelo que não fez. Cada dia é um novo começo. Embora suas forças pareçam poucas, o hábito de cumprir agenda, fará você ver a vida fluir de maneira agradável.
Tenha sempre um plano B para quando os obstáculos aparecerem (eles vão aparecer!).
Cuide com carinho da sua felicidade!
Rosa Silva – Terapeuta TFT
www.vidaplenatododia.com.br