Noventa estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Campo Bom participaram, entre os meses de outubro e novembro, da edição 2021 do Startup Teens. O resultado da experiência no programa da Diretoria de Inovação da Universidade Feevale, realizado em parceria com a Prefeitura, por meio da secretaria de Educação, foi apresentado na semana passada pelos alunos, virtualmente, à banca avaliadora, formada por Manuela Bruxel, coordenadora do Feevale Techpark, Jonatas Muniz, CEO da Eagles, e Débora Trierweiller, proprietária da rede de farmácias de manipulação Apoteka.
Dos 14 projetos apresentados no pitch final, o House Composter foi premiado com o primeiro lugar. O empreendimento, desenvolvido na Escola Lúcia Mossmann, pelos estudantes Giovanna dos Santos, Marjorie Morbach, Karolyne Fernandes, Vinicius da Silva e Maicon Motta, com orientação da professora Joseane Knevitz, é uma composteira, que conta com compartimento específico para uma mini-horta. Além disso, o projeto prevê o descarte correto dos alimentos, em residências, assim como o reaproveitamento de resíduos, fazendo com que o consumidor possa utilizar os restos de orgânicos para adubagem.
Na segunda colocação ficou o Reciclube, da Escola Borges de Medeiros. O aplicativo, que visa conectar a comunidade com recicladores e artesões, foi criado pelos alunos Yasmin Godoy, Gustavo de Souza, Evlyn, João Victor dos Santos, Eduardo Corcete, Maiara Vargas, Artur Meregalli e Raissa Pinho, com supervisão da docente Natália Cristina da Silva.
Leia também:
Brasil recebe mais 1,5 milhão de doses da vacina da Pfizer
Boletim Epidemiológico tem 5 novos casos e nova internação por Covid-19
Vôlei de Areia movimentou as quadras do Parcão no domingo
Órgãos rodoviários do RS lançam ações integradas para segurança em estradas no verão
O terceiro lugar é do Vô de Car, da Escola Presidente Vargas. O app de transporte voltado ao público idoso foi elaborado pelos jovens Ariane Rodrigues, Laura Nunes, Guilherme de Melo e Isac de Souza, orientados pela educadora Márcia Teixeira Rodrigues. Outro app agraciado nesta edição do Startup Teens foi o Baby Sitter, da Escola Duque de Caxias, que recebeu a menção honrosa. O projeto, voltado à conexão de jovens com experiência como cuidadores de criança, foi desenvolvido pelas alunas Emili Klein, Eduarda Fragoso, Julya Ramme, Maria Luiza K. e Laura Sousa, orientados pela professora Micheli Capeletti.
Os três melhores projetos ganharam passaporte para os cursos de 2022 do Pílulas da Inovação, programa desenvolvido pela Universidade Feevale. Os dois primeiros colocados ainda receberão mentorias do Feevale Techpark e o campeão foi convidado para ser mentor na próxima edição do Startup Teens.
O Startup Teens
O Startup Teens é uma atividade promovida para preparar os estudantes para os desafios pessoais e profissionais e para o seu ingresso no Ensino Médio. O programa visa estimular o espírito empreendedor dos alunos, ao mesmo tempo que trabalha temáticas relacionadas à colaboração coletiva, inovação e criatividade, por meio da resolução de problemas. O programa conta com minicursos e mentorias que ajudam os participantes no desenvolvimento de suas ideias, transformando-as em um produto ou serviço, bem como na elaboração de um plano de negócio, que é apresentado ao final do processo a uma banca avaliadora.