Principalmente em tempos de pandemia, a palavra ajuda, tem ganhado cada vez mais um sentido especial e fundamental na vida das pessoas. Ajudar, é um ato de humanidade e de profunda sensibilidade com a dor ou problema alheio, e pode ser ofertada de diversas maneiras, seja financeiramente ou apenas dedicando seu tempo através de uma conversa, de um abraço, ou um simples ato de carinho. É pensando nisto, que em julho de 2018, um grupo de jovens de Campo Bom, criou um projeto social, intitulado Amigos pelo Bem, uma organização sem fins lucrativos, que visa proporcionar um pouco de alegria e afago para aqueles que, por inúmeros motivos, passam por alguma vulnerabilidade social.
Leia também:
A ONG conta atualmente com 17 jovens, e realiza ações como distribuição de refeições para moradores de rua, campanha de agasalho, ações em datas comemorativas (páscoa, natal), entre outras atividades. As ações realizadas uma vez ao mês, são oriundas de doações da comunidade.
Através da página no Instagram, o grupo anuncia a data e o cardápio da próxima ação, e aguarda as doações de quem se sentir à vontade para ajudar. Devido a pandemia, para evitar aglomerações, um voluntário do grupo se responsabiliza por fazer a comida na sua casa, e o restante assume as entregas. No domingo, 23 de maio, foram entregues 43 sopas, pães e refrigerantes para moradores de rua e catadores. A entrega foi feita em Campo Bom e seguiu até Novo Hamburgo. Junto dos alimentos, foram entregues também roupas, agasalhos e cobertores. Vale ressaltar, que todos os ingredientes para esta ação foram através de doações.
Segundo uma das voluntárias, a ideia, que uniu os amigos em um único propósito, futuramente deve virar uma empresa. “Queremos fazer tudo certo, pretendemos formalizar a ONG, para que possa ser feito a prestação de contas das doações, e até mesmo quem doar, poder descontar do imposto de renda”, explica a voluntária.
Quem quiser ajudar pode seguir a página no Instagram, procurando @amigospelobem, doar diretamente através do link da Vakinha Online, ou através do email ongamigospelobem@hotmail.com, e se informar sobre as ações e formas de ajuda.