TudoOnline
Projeto pré-aprovado em Brasília vai revolucionar o comércio na área central
Autor:
Na primeira semana de 2018, em entrevista à Rádio Cinderela o prefeito Luciano Orsi divulgou o que planeja ser a grande obra de seu governo: uma revitalização completa da área central da cidade, passando a priorizar o pedestre em detrimento dos carros e com a modernização dos espaços urbanos de convivência. A Administração Municipal está buscando os quase R$ 20 milhões necessários para a obra através de financiamento no programa Avançar Cidades do Governo Federal.
Conversamos com o secretário de obras Patrick Rupenthal de Lima, um dos idealizadores da obra, e ele detalhou o objetivo e quais as mudanças que devem ocorrer, caso o projeto da obra seja aprovado. Segundo Patrick há uma mudança no conceito de mobilidade nas áreas centrais das cidades, saem de cena as avenidas de fluxo rápido e entram em cena ruas com velocidade de trânsito menor e maior presença de pedestres em ambientes projetados para atender questões como acessibilidade e segurança dos pedestres.
Leia também:
Campo Bom em festa: evento celebra os 59 anos de emancipação da cidade
Adubo em pastagem é a causa do mau odor que se espalhou pela cidade
Divulgados os grupos e os locais da primeira rodada da Copa Pequeno Gigante
O Projeto
A ideia começou a ser desenvolvida logo após o prefeito Luciano Orsi convidar Lima para assumir a pasta. Ele lembra que teve que convencer muitas pessoas para alterar o projeto inicial do plano diretor, que era de duplicar a avenida Brasil. Mostrando à equipe os novos conceitos, a ideia foi ganhando adeptos e foi então elaborado um pré-projeto com o qual secretário de obras e prefeito foram a Brasília buscar o financiamento no ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
Patrick destaca que o pré-projeto foi muito bem recebido e que por atender 19 de 20 pré-requisitos tidos como objetivo do Programa Avançar Cidades teve sua pré-aprovação comunicada no início de Dezembro. O próximo passo será de licitar o projeto oficial, concluí-lo e enviá-lo para aprovação. A projeção destes trâmites é de aproximadamente seis meses. Como o projeto atende a maioria dos pré-requisitos deve receber a aprovação, o que liberaria a Administração Municipal para realizar a licitação da obra.
As mudanças
O principal objetivo da remodelação planejada é transformar a área central, que no projeto consta como a avenida Brasil no trecho entre a esquina da João XXIII e a rua São Paulo e a avenida São Leopoldo no trajeto paralelo a este trecho com todas as ruas transversais que ligam as duas avenidas. A exceção ficaria com a rua Carlos Cerino Feltes que seria repaginada até a avenida Independência.
O secretário destaca que todas as ruas receberiam recapeamento asfáltico, calçadas e arborização padronizadas, novos equipamentos como bancos, paradas de ônibus e lixeiras padronizados. Serão construídas novas galerias pluviais e todo o cabeamento de energia, telefonia e internet seria subterrâneo, diminuindo consideravelmente a poluição visual desta área. As calçadas receberiam além da padronização de piso, sinalização para pessoas com deficiência, rampas para portadores de necessidades especiais e proteção para os pedestres nas esquinas dos principais cruzamentos.
Patrick destaca que o projeto vai passar por um processo de construção com o comércio da área, pois precisariam se adaptar a algumas situações como cumprir rigorosamente o código de posturas e se adequar por exemplo a como explorar as áreas de convivência:
“Hoje o comércio já coloca bancos, mesas e cadeiras à disposição da população, porém com o novo projeto precisariam investir pois somente seriam aceitos os móveis que estiverem de acordo com o projeto. Um exemplo que podemos ver é a rua Borges de Medeiros no centro de Gramado, que recentemente passou por uma readequação semelhante a que projetamos para Campo Bom.”
O secretário destaca que no momento ainda não é possível afirmar que a área central passará pela remodelação, mas certamente o modelo antigo com a duplicação da avenida Brasil dificilmente será realizado pois vai contra os conceitos modernos de áreas urbanas. “Recebemos sinal verde com o pré-projeto, vamos licitar e executar o projeto para colocá-lo para aprovação. Tudo até aqui indica que obteremos essa aprovação pois contemplamos os pré-requisitos. Esse ano será decisivo, precisamos agilizar esse processo ao máximo pois a eleição federal pode frear as liberações mais próximo das eleições, então teremos que ter agilidade. A população e o comércio estão desde já convidados para terem participação ativa na construção do projeto.”
O Projeto é ousado e certamente transformaria a cara da área central da cidade. Se tudo acontecer dentro do cronograma estipulado, em 2019 a avenida Brasil se transformará em um canteiro de obras e Campo Bom, ao final da execução mudaria para sempre o modo de consumir e frequentar o centro da cidade.