Professores, auxiliares de ensino e equipes diretivas da rede municipal de Educação Infantil de Campo Bom estão participando de uma programação de formação colaborativa durante o mês de setembro. São cinco encontros virtuais por meio da ferramenta Google Meet em que, durante duas horas, professores e auxiliares de ensino compartilham suas práticas no âmbito escolar. De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, o objetivo dos encontros é seguir qualificando o ensino de Campo Bom “Os encontros são para compartilhar boas práticas e experiências de sucesso dos profissionais, a fim de fortalecer e diversificar ainda mais o trabalho na Educação Infantil”, afirma a secretária. “A programação integra o programa de formação continuada para profissionais da Educação da rede municipal de Campo Bom, que busca alcançar uma ação pedagógica diferenciada e qualificar a educação no município”, afirma o prefeito Luciano Orsi.
Leia também:
Daniel Scola participa de programa Câmara em Foco
IDEB aponta que Campo Bom é a melhor cidade da região em qualidade de educação
Preso na 239 estava com tornozeleira eletrônica, comparsa conseguiu fugir
Boletim confirma mais 42 casos nesta quarta-feira
Uma das professoraras da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bem-Viver que está participando da programação é Angélica da Silva Paulo. Ela foi uma das palestrantes do primeiro dia de capacitações com a apresentação “A escrita na Educação Infantil: o que as crianças têm a dizer sobre isso?”. Em sua fala, ela dialogou sobre a necessidade de se considerar a importância da escrita na Educação Infantil como experiência humana, pautada em situações de brincadeiras e propostas de investigações mobilizadas pela criança. “É essencial, nesta etapa infantil, que a criança possa aprender informações sobre a escrita por meio de situações nas quais essa possibilidade de registro esteja presente”, explica a educadora. Para ela, as capacitações são um espaço de troca de experiências e de reflexão sobre o fazer pedagógico do cotidiano. “Além disso, esses encontros são uma forma de valorização do trabalho potente que vem sendo desenvolvido nas escolas de educação infantil, em especial, nesse período de pandemia”, conclui.
Confira as capacitações das próximas semanas:
23/09: Desconstruindo, repensando e construindo uma abordagem pedagógica em meio à pandemia; Superando o medo das câmeras; Ideias para manutenção do vínculo com os bebês e suas famílias em tempo de pandemia; Propostas que aproximam: a redescoberta docente nas novas tecnologias.
30/09: Uma viagem espacial; A importância das parcerias na Educação especial: antes, durante e depois da pandemia; Estratégias para fazer as pazes com os monstrinhos que habitam em nós; A importante contribuição dos demais professores no planejamento; Desenvolvimento das habilidades e competências da BNCC em meio à pandemia; Movimente-se: a importância das propostas com o corpo.