Professores disseminadores do Projeto de Educação Fiscal e Financeira da rede municipal de ensino de Campo Bom participaram de formação na quarta e quinta-feira (25 e 26). Foi mais uma troca de conhecimentos com sugestões para aprimorar o trabalho desenvolvido nas escolas. A oficina foi realizada em parceria entre a Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e o Sebrae.
Com a temática Educação Fiscal e Financeira presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os professores estão desenvolvendo um trabalho no qual os alunos se tornam multiplicadores das informações e reflexões, buscando levar o conhecimento para dentro de suas casas. Educar financeiramente vai além de economizar e fazer cálculos, diz respeito também a desenvolver autonomia, consciência de seus direitos e deveres na sociedade, compreensão da realidade e promoção da cidadania.
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O prefeito Luciano Orsi destaca que é fundamental que a educação seja concebida para além das habilidades cognitivas, físicas e afetivas, contribuindo também para a formação cidadã dos alunos. “Trabalhar com a Educação Financeira propicia o desenvolvimento de reflexões, senso crítico e ações diante do planejamento de vida”, diz.
A oficina proporcionou muitas aprendizagens, oportunizando aos professores reflexões sobre suas próprias práticas financeiras, sendo fundamental o autoconhecimento e análise de suas experiências para colaborar significativamente na vida dos alunos.
A secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, ressalta que o projeto “Educação Fiscal e Financeira como prática cidadã” vem sendo realizado em toda a rede municipal. Na Educação Infantil é desenvolvido pelas práticas pedagógicas permeadas pelos campos de experiências envolvendo as crianças no brincar e nas interações com o outro. “Ao entrar em contato com a temática financeira e fiscal, a criança desenvolve, desde cedo, autonomia, consciência ética e financeira de seus direitos e deveres na sociedade e, principalmente, cultiva o hábito da leitura da realidade e gerenciamento de suas necessidades cotidianas”, explica a secretária.
As práticas desenvolvidas nos dois encontros mostraram diferentes possibilidades de trabalho em sala de aula. Ao final das atividades, os professores relataram que a formação superou as expectativas, sendo produtiva, reflexiva, prazerosa, instigante e motivadora.