O Startup Weekend é um evento em que os participantes podem descobrir se suas ideias de empresas e produtos são viáveis, compartilhando desejos, formando equipes e lançando startups. Trata-se de uma competição de startups, micro-empresas com ideias inovadoras, que ocorre em 54 horas de muita ação. O projeto acontece geralmente dentro de universidades e reúne mentores e empreendedores de destaque, com o objetivo de inspirar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Ao longo dos três dias de trabalho, os participantes são instigados a ter boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora.
Leia também:
Mobilização da Consulta Popular rende a Campo Bom o maior valor da região
Desfile Cívico leva grande público para a avenida Brasil
Semana Farroupilha promete movimentar Campo Bom
Os Startup Weekend acontecem em cerca de 100 países e já viabilizaram o surgimento de mais de 8 mil empresas. O evento estimula 3 categorias de participantes: designers, programadores/desenvolvedores e negócios, que é a categoria aberta para receber participantes de qualquer área que irão utilizar sua experiência para propor e gerir as ideias e negócios. No último final de semana de Agosto a Universidade Luterana do Brasil, Ulbra, foi palco de mais uma edição. Foram mais de 25 ideias com a metodologia Google apresentadas e 07 delas foram selecionadas, e assim, formaram-se os times para executar os projetos com auxílio de mentores e preparação para apresentação dos projetos. Entre os selecionados está o da campo-bonense Aline Aguiar.
A equipe da CAL – Comunicação Alternativa – Dando voz a quem precisa é composta além a professora e psicopedagoga Aline Aguiar, por Celso Júlio, analista de sistemas de Gravataí, e Samuel Arneck, acadêmico de Logística de Importação de Nova Hartz. A equipe desenvolveu a ideia do projeto de Comunicação Inclusiva, com o qual recebeu como premiação pelo 1º lugar, um ano de incubação e mentoria na Ulbratech de Canoas. O grupo passa a ter agora a um espaço na Ulbratech, onde terá o auxílio de pessoas capacitadas e com experiência no desenvolvimento de Startups para que possa dar continuidade ao projeto, justamente contando com o apoio desses profissionais que deverão ser um norteador para seguir com o projeto e possibilitar a conclusão do mesmo.
Equipe passará um ano de incubação e mentoria na Ulbratech de Canoas (Foto: Divulgação)
A ideia é desenvolver um aplicativo que possua o diferencial dos já existentes no mercado, com novas funcionalidades, preço mais atrativo e que permita a interatividade a quem precisa. Auxiliando na realização de funções básicas do dia a dia, expressando emoções e se comunicando. A proposta é de que tenha uma plataforma web e que o aplicativo tenha um interface intuitiva e configurável para cada nível de interação ou necessidade, imagem-texto, texto-áudio, texto-libras, imagem-áudio, áudio-imagem ou áudio-texto.