Geral
Procura de atendimento no Procon cresceu cerca de 60% durante a pandemia
Autor:
O Procon de Campo Bom registrou crescimento de 63% no número médio de atendimentos mensais durante a pandemia comparativamente aos três primeiros meses do ano. Mesmo tendo suspendido atendimentos presenciais de abril até agosto, mantendo praticamente todo o serviço funcionando de forma remota, a procura pelos consumidores foi expressiva. Enquanto que de janeiro a março a média mensal de atendimento ficou em 464, de abril até outubro pulou para 757. “Às vezes é só uma dúvida que o cliente precisa resolver, então realmente não tem necessidade de ir até o Procon. Buscamos sempre atender a comunidade da melhor forma possível, para isso vamos nos adaptando quando necessário e aprimorando nossos serviços”, afirma o prefeito Luciano Orsi.
O coordenador do Procon de Campo Bom, João Orsi, explica que o número crescente se deve às modificações que foram realizadas no formato dos atendimentos a fim de torná-los mais práticos e efetivos. “Antes do coronavírus, nosso atendimento era basicamente todo presencial. Depois que começou a pandemia, suspendemos o presencial, mas não paramos em nenhum momento. Criamos um WhatsApp e intensificamos os atendimentos por e-mail e telefone”, conta.
Leia também:
Verão Solidário: distribuição de roupas à comunidade será nos dias 3, 4 e 5 de dezembro
Corsan prorroga prazo para negociação de dívidas
Pelo quarto mês consecutivo, Campo Bom tem saldo positivo de empregos
Alta taxa de resolutividade:
Além da praticidade no atendimento remoto e da comodidade pelo fato de o reclamante não precisar sair de casa para encaminhar uma solicitação, o coordenador do Procon destaca ainda a alta taxa de resolutividade do serviço, que muitas vezes soluciona a demanda no primeiro atendimento remoto. “Temos cerca de 85% de resolutividade das nossas demandas. O que não resolvemos aqui é porque o reclamante é de outra cidade, a demanda precisa ser encaminhada ao poder judiciário ou a solicitação não compete a nós, e sim ao Estado ou à União”, explica. “Vamos buscar manter esses atendimentos remotos mesmo após a pandemia, porque é um formato que facilita a vida do consumidor, além de evitar aglomerações”, finaliza.
Os motivos da procura:
Entre as principais causas da procura de consumidores pelo Procon, destacam-se as questões que envolvem telefonia – como cobranças abusivas – e demandas financeiras relacionadas à aposentadoria, empréstimos e dívidas com instituições financeiras. No caso da aposentada Mareci Antônia do Rosário, de 53 anos, ela procurou o Procon de Campo Bom após identificar uma movimentação indevida em sua conta. “Fui orientada a vir no Procon e fui muito bem atendida, estão tentando resolver meu problema”, diz ela.
Como acionar o Procon:
O Procon pode ser acionado pelo consumidor quando ele detecta irregularidades nas relações de consumo, como cobranças indevidas, propagandas enganosas, descumprimento das ofertas, dificuldades para trocar produtos, problemas em compras online e cláusulas abusivas em contratos, por exemplo. Em Campo Bom, o primeiro atendimento é remoto, por WhatsApp 3597-4203, pelos telefones 3597-4203 e 3597-9442 ou e-mail procon@campobom.rs.gov.br, com horário de atendimento das 12h30 às 18h. Caso a situação não possa ser resolvida de forma remota, o Procon faz um agendamento para o consumidor ir até o local, o que ocorre geralmente em situações em que é necessária a confirmação de dados bancários do reclamante.