Conecte-se conosco

O Especialista

Primeiros destaques climáticos de fevereiro no estado: geada e ressaca

Um dos destaques climáticos do primeiro final de semana de fevereiro foi o da intensa ressaca que ocorreu no litoral do RS e SC devido a um Ciclone Extratropical que teve início na última quinta-feira dia 04 no litoral sul do Estado, a partir de um Centro de Baixa Pressão que avançou a partir do Norte da Argentina e cruzou o Estado, trazendo chuva e alguns temporais localizados ocasionando uma ressaca intensa no litoral gaúcho e catarinense e se estendeu durante todo o final de semana.

O fenômeno foi classificado pela Metsul Meteorologia como atípico devido a sua intensidade e acontecer em pleno verão, foi responsável por vários estragos na orla marítima, com destruição de quiosques em Xangri-lá, de várias guaritas de salva vidas desde a Praia do Cassino e com invasão da água em ruas de Pinhal, Cidreira, Rainha do Mar entre outros registros.

Este Ciclone na noite da sexta-feira, dia 05 registrou ventania forte em Santa Vitória do Palmar/Chuí com 68 km/h. O que chamou a atenção foi a grande amplitude térmica que ocorreu na cidade do extremo Sul do Estado na última sexta-feira devido a entrada de um ar seco e frio (alta polar) a partir da madrugada foi o da queda da temperatura com mínima de 14.2°C ao amanhecer, mas que devido ao ar seco e tempo limpo sem nuvens fez a temperatura subir até os 31.4°C as 15h da tarde, como sendo a máxima do Estado entre as Estações do INMET. Às 20h da noite ocorreu uma rajada de vento da Direção Sul a 65 km/h, trazendo sensação de frio e queda na temperatura caindo para 21.7°C neste horário.

O ciclone extra-tropical em Campo Bom:
Na madrugada do dia 04, quinta-feira choveu em Campo Bom 19.0 mm de precipitação em 03 horas, com rajadas de vento da Direção W (Oeste) atingindo os 45,3 km/h. O dia se manteve parcialmente nublado com vento constante, com a Pressão Atmosférica bastante baixa, atingindo apenas 1.002,1 hPa as 05h da madrugada. Durante 05 horas consecutivas a Pressão Atmosférica se manteve abaixo dos 1.003,0 hPa. No período da tarde, ocorreram duas pancadas de chuva com 3.0 mm cada acompanhadas com rajadas de vento fortes da direção W, uma as 16h com velocidade de 57,6 km/h e a outra às 17h com 55,8 km/h em consequência do Ciclone e com a Pressão Atmosférica muito baixa na média de 1.004,0 h Pa.

A temperatura neste dia se manteve estável e muito agradável ocasionando sensação de frio devido a conjunção da umidade e rajadas de vento. A mínima foi de 20.3°C e a máxima chegou apenas nos 27.5°C. Já na sexta-feira ainda devido ao efeito do Ciclone a Pressão atmosférica continuava baixa as 18h com 1.006,2 hPa e rajada de vento mais intensa atingindo os 31,6 km/h as 13h da tarde na cidade. Foi até agora o dia mais agradável do mês com a temperatura variando entre uma mínima de agradáveis 18.7°C e máxima de 26.5°C, a mais baixa do mês até agora.
Conforme publicado na coluna da semana passada, confirmou-se um final de semana com temperaturas agradáveis. Com o ingresso do ar seco e frio, o sábado amanheceu com a menor mínima do mês até agora com 15.2°C e a máxima atingindo os 29.3°C. Já no domingo, apesar de registrar uma mínima extremamente agradável com 15.7°C a máxima no período da tarde subiu para 31.1°C, ocasionando uma grande amplitude térmica.

O ciclone extratropical em Tramandaí:
Na sexta-feira, dia 05, devido ao ciclone extratropical em Tramandaí como de resto em todos os balneários do Litoral Norte, a ressaca foi muito intensa, com o mar cobrindo toda a faixa de areia impedindo que veranistas ocupassem a faixa de areia, repetindo-se o mesmo no sábado e domingo inclusive. Apesar do vento forte não foi possível registrar a sua velocidade pois a Estação local do INMET devido à problemas técnicos não registrava a direção e velocidade do vento na cidade.

Neste dia a pressão atmosférica em Tramandaí se manteve muito baixa se mantendo em níveis de 1.006,4 hPa entre as 03h e 05h da madrugada subindo para 1.007,3 hPa as 08 h da manhã e se mantendo nesta média até as 17h da tarde. A Pressão subiu para 1.010,2 hPa apenas às 07 h da manhã do sábado, dia 06. A imagem abaixo ilustra a forte ressaca que ocorreu em Tramandaí na sexta-feira dia 05 com crédito de Luiz Augusto Rath, que neste dia registrou mínima de 19.2°C e máxima de 25.4°C.

No sábado que também não teve praia devido à ressaca intensa, a temperatura variou entre os 18.1°C e máxima subindo para 27.5°C. Já no domingo ainda com ressaca e mar achocolatado a temperatura variou entre os 18.1°C e 28.0°C, mas teve um belo amanhecer na praia de Nova Tramandaí com crédito de Fabiana Bronca Kellermann.  Apesar do tempo bom no final de semana a ressaca intensa foi o fenômeno negativo que impediu o banho de mar aos veranistas e banhistas e de ocuparem a faixa de areia no balneário.

A segunda geada do ano em SC:
O outro destaque climático dos últimos dia foi o do amanhecer frio no dia 07 domingo. Ao mesmo tempo que o Litoral Norte do RS e Litoral Sul de SC enfrentavam forte ressaca , as regiões Serranas do RS e de SC amanheceram com temperaturas mínimas dignas de inverno com destaque para a Serra Catarinense que registrou paisagens típicas do inverno pois ocorreu a segunda geada do ano em pleno verão devido ao ingresso de uma massa de ar polar seca e fria.

A próxima imagem ilustra a geada que ocorreu no Vale Caminhos da Neve , que fica a 3 km do centro de São Joaquim, onde a temperatura mínima caiu para 2.7°C na Estação F. Keiser com crédito de Mycchel Leganaghi. O belo registro é digno de um Calendário e só foi e é possível o espetacular registro devido ao desprendimento de Mycchel Legnaghi que há vários anos registra e divulga o fenômeno nesta bela região do Planalto Sul Catarinense através de seu blog e site São Joaquim Online. Também é elogiável o trabalho e a previsão precisa feita pela Empresa Climaterra (Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer) que já previam a possibilidade da ocorrência desta segunda geada do ano com tendência de mínimas na Região entre 3°C e 5°C como aconteceu com pelo menos uma semana de antecedência em seus Boletins de Previsão do Tempo.

Conforme dados de Ronaldo Coutinho da Climaterra, entre os anos de 1999 e 2021 só não ocorreu geada em Fevereiro na Região, apenas em 12 anos que foram 1999, 2001, 2005 à 2007, entre 2011 e 2015 e em 2017. No ano passado foram registradas 03 geadas no mês de Fevereiro na Serra Catarinense. A menor temperatura no domingo passado, dia 07 ocorreu em Bom Jardim da Serra SC/Terra do Gelo com mínima de 2.0°C e geada. Inclusive no Bairro Bandeira quase centro de São Joaquim/Estação Tadeu a mínima foi de 3.1°C enquanto que na sede da Empresa Climaterra a mínima foi de 5.4°C. Aqui no RS a menor mínima ocorreu em São José dos Ausentes com 5.3°C seguido de São José do Ouro onde fez 6.9°C.

Como será o tempo no feriadão de Carnaval:
Vários Modelos de Meteorologia estão prognosticando um Feriadão de Carnaval que inicia amanhã com tempo muito aproveitável para quem se dirigir ao Litoral Norte e com temperaturas elevadas. As mínimas ser manterão sempre acima dos 21°C e as máximas variando entre os 28°C e 29°C. Poderão acontecer algumas pancadas de chuva, principalmente amanhã sábado, na segunda e terça-feira de carnaval, mas com volumes baixos não passando dos 4.0 mm e sempre a partir do meio para o final da tarde. A mesma tendência deverá ocorrer em Campo Bom e Vale dos Sinos mas com máximas acima dos 30°C. Bom Carnaval!!

Mais O Especialista

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível