O Especialista
Primeira quinzena de Novembro com temperaturas abaixo da média
Autor:
Os Modelos Numéricos estão projetando que a primeira quinzena de dezembro, terá a temperatura média abaixo da normal histórica em 36 anos que é de 23.9°C.
Como foi o mês de Novembro:
A primeira quinzena fechou com 0.6°C abaixo da média histórica em 36 anos e como já reportado na coluna da semana passada, a primeira semana foi bem mais fria com desvio de 3.8°C abaixo da normal. O mês fechou exatamente com a média histórica que é de 21.9°C. Entre a mínima absoluta (9.6°C) e a máxima absoluta (39.7°C) tivemos uma amplitude térmica de 30.1°C no mês. Pelo segundo mês consecutivo, o total da precipitação ficou abaixo da média histórica com 70.6 mm que corresponde apenas à 54,6% do total esperado, e é uma consequência do Fenômeno Global La Niña.
Como será a primeira quinzena de Dezembro:
De acordo com Modelos Numéricos, em termos de temperatura média, esta quinzena deverá fechar com valores um pouco abaixo da média histórica em 36 anos. O dia mais quente da quinzena ocorreu na última quarta-feira dia 02, com a máxima em Campo Bom atingindo os 33.6°C e novo aquecimento é esperado para os dias 12 e 13, ou seja no próximo final de semana mas com máximas um pouco menores.
Este final de semana as temperaturas serão bem amenas e até frias para esta época do ano principalmente nas Serras Gaúcha e Catarinense. Chama a atenção que nestas regiões a temperatura será bem mais baixa com as máximas previstas para Canela, por exemplo entre os 14°C e 15°C amanhã e no domingo, lembrando o outono/inverno. Na tendência da quarta-feira, a Empresa CLIMATERRA( Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer), estimaram mínimas entre os 5°C/8°C e máximas entre 13°C/16°C para o sábado e domingo. Acompanhado com tempo instável e períodos de chuva, ou seja, o final de semana será frio e úmido na Serra Catarinense.
O mês iniciou com mínima de 19.8°C e máxima de 28.7°C (agradável ), mas com sensação de abafamento. A nebulosidade que persistiu no período da manhã até o início da tarde, foi se dissipando e propiciou um belo final de tarde na cidade como ilustra a imagem abaixo com crédito deste colunista.
Precipitação esperada para Dezembro:
A média histórica mensal esperada para Dezembro em 36 anos é de um total de 128,8mm e mais uma vez em consequência do Fenômeno La Niña o total deverá ficar abaixo deste volume, assim como já aconteceu nos dois meses anteriores, nesta 2ª Estiagem do Ano. Vale lembrar, que em Dezembro de 2019 tivemos o menor volume de precipitação para um mês de Dezembro em 36 anos com apenas 22.0 mm, quando iniciou-se a intensa e prolongada estiagem que se estendeu até a primeira quinzena de maio último. Em contrapartida, a chuva de 20.6 mm ocorrida na noite do dia 02 foi muito bem vinda e importante para amenizar a estiagem em curso.
Fase da Lua Crescente:
A tendência é de que teremos pouca chuva na segunda quinzena do mês, pois já a partir do dia 16 com a visualização da lua crescente no horizonte ao anoitecer, já estaremos com a influência da Fase Quarto Crescente da Lua, que no calendário Lunar única às 20h43 do dia 21 se estendendo até o dia 29. Nesta situação, com certeza já podemos afirmar que o Feriadão do Natal entre os dias 25 ( sexta-feira) e dia 27 (Domingo) será de tempo bom.
O temporal da quarta-feira dia 02:
Após o forte calor ocorrido no Vale dos Sinos na tarde da última quarta-feira dia 02, a máxima em Campo Bom atingiu 33.6°C e o baixo nível da Pressão Atmosférica que às 15h era de apenas 1.003,5hPa, indicava a mudança do quadro do tempo para as próximas horas com pancadas de chuva e possível ventania. O temporal se confirmou, pois as 20h a Pressão Atmosférica tinha caído ainda mais com apenas 999,5 hPa e com forte ocorrência de raios antecedendo a forte chuva que iniciou pelas 20h30min que se estendeu até depois das 23h da noite. O acumulado neste período atingiu 20.6 mm, um ótimo volume para amenizar a atual estiagem. Ocorreram rajadas de vento que atingiram 52,9 km/h com direção Nordeste e Sul. A temperatura que as 20h ainda estava em 26.3°C caiu para 21.7°C na hora do temporal.
No amanhecer de ontem a Pressão Atmosférica continuava muita baixa com apenas 997,2 hPa subindo para apenas 999,9 hPa ao meio dia, indicando a ocorrência de novas rajadas de vento e continuidade da instabilidade. As rajadas de vento ontem até ao meio-dia estavam na média de 39,6 km/h de direção W ( Oeste) e com tendência de aumentarem a sua velocidade. A imagem abaixo ilustra as descargas elétricas na noite da quarta-feira em Novo Hamburgo com crédito de @djcapella/Via METSUL.
Em Canela o temporal também foi intenso na noite da quarta-feira, com rajadas de vento que atingiram os 88,5km/h às 21h da noite e o acumulado da chuva atingiu 32.6 mm. Já em Porto Alegre, após tarde quente com máxima de 31.6°C (INMET), o temporal à noite registrou rajadas de vento a 56,5 km/h e alagamentos em alguns bairros com total de 28.8 mm de precipitação.
Resgate Climático do dia 08/12/2018:
Na próxima terça-feira, dia 08, completam-se dois anos do frio intenso e geadas ocorridos nas Serras do RS e de SC onde as mínimas forma negativas. Em SC as menores mínimas ocorreram em Urupema com -2.1°C, em São Joaquim com -1.6°C, em Urubici com -1.2°C, em Painel com -0.7°C e em Bom Jardim da Serra com -0.6°C. Aqui no Estado também houve registro de geada neste dia, como em São Francisco de Paula, como mostra a imagem a seguir feita por este colunista que se deslocou para a cidade na madrugada com o objetivo de fazer o registro histórico. A temperatura mínima foi de 3.1°C e a máxima de apenas 19.8°C no período da tarde. Já no período da manhã se deslocou até São Joaquim SC para no outro dia ao amanhecer, dia 09 de dezembro fazer outro registro de geada desta vez no Vale Caminhos da Neve que fica a 03 km da cidade e que registrou mínima de 3.0°.