A Serra Catarinense registrou no amanhecer do último sábado, dia 25, a primeira geada do ano, com temperaturas baixas, com os termômetros registrando apenas 1.7°C em São Joaquim na Estação F. Keiser localizada no Jardim Bandeira quase no centro da cidade e a mesma marca em Urupema/Epagri.
Foi a madrugada mais fria em janeiro desde 2005 conforme informações do Instituto Climaterra, quando registrou 4.2°C em 26/01/2005 e 3.7°C em 27/01/2005.
No Vale Caminhos da Neve, os campos de baixadas ficaram branquinhos, recobertos com uma fina camada de gelo, ocasionando uma magnífica paisagem típica de inverno, como ilustra a imagem abaixo da matéria com crédito de Mycchel Legnaghi. Mínimas bem baixas também ocorreram em Bom Jardim da Serra/Keiser com 3.6°C e em Urubici/Keiser com 3.9°C.
Geada é um fenômeno raro no mês de Janeiro, mesmo na serra catarinense
Não se trata de um fenômeno inédito para o mês de janeiro, mas raro para a época, pois o mesmo já ocorreu em anos anteriores. Nas Estações do INMET as mínimas no RS e SC no dia 25 de janeiro, ocorreram em São José dos Ausentes e em Bom Jardim da Serra ambas com 7.9°C.
Exclusivo: Vale destacar que na coluna da semana passada, a possibilidade de ocorrer a primeira geada do ano no Sul do Brasil no sábado dia 25, foi publicada com exclusividade neste órgão de imprensa na edição do dia 24, graças à competência e profissionalismo dos serviços prestados pelo Instituto CLIMATERRA através de Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer, que previam o fenômeno e o mesmo se confirmou.
Já em contraponto climático, enquanto fazia frio nas Serras de SC e RS no amanhecer do sábado e domingo passado, os veranistas que se dirigiram as praias do litoral de SC e RS foram brindados com dias ensolarados e quentes, com água limpa e sem vento, apenas uma leve brisa marinha, para alegria dos banhistas.
Na Estação do INMET em Tramandaí, o dia foi ensolarado e a temperatura variou entre os 20.0°C e 32.5°C, e a rajada de vento mais forte atingiu apenas 23,4 km/h da direção Leste. Em Torres neste dia a temperatura também foi elevada, variando entre 20.3°C e 30.3°C.
Desde o último final de semana até ontem, quarta-feira, as máximas em Campo Bom sempre ficaram acima dos 33.0°C, e na quarta-feira superou os 35.0°C.
Já o Feriadão que iniciou hoje quando se comemora a Data da Emancipação de Município ( 31 de Janeiro), vale lembrar que foi idealizado e sugerido por este colunista aos Vereadores do Legislativo Municipal na década de 80, para entrarem com Projeto de Lei que após aprovado foi homologado pelo Prefeito Municipal, iniciou hoje com tempo encoberto, com pancadas de chuva ao longo do período.
Apesar de alguns Institutos de Meteorologia estarem prevendo chuva constante para os próximos dias mais isso dificilmente se confirmará. Isso por um simples fato, já tratado em várias colunas anteriores, pois já nos encontramos na fase da Lua Crescente, que é quando não gosta de chover com intensidade sobre as cidades localizadas no Paralelo de Latitude 30° como Tramandaí e Porto Alegre e que reflete também em cidades próximas, como em Campo Bom em relação à Capital do Estado.
Esta situação já vale a partir do momento que se visualiza a lua no horizonte ao anoitecer, sendo que em Fevereiro o Quarto Crescente inicia no dia 01 de fevereiro as 22h43min e a Lua Cheia acontece no próximo domingo dia 09 as 04h35min. Para quem se dirigir ao litoral em Tramandaí e praias próximas entre este Feriadão até o próximo domingo, dificilmente terá chuva no período, e se chover, será pouco e muito breve, ou seja muito aproveitável para os banhos de mar.
Este ano, o janeiro está terminando com a temperatura média em 25.7°C, ou seja, 0.7°C acima da normal histórica em 35 anos que é de 25.0°C. A mais alta do mês ocorreu no dia 09 com 39.9°C e a mais baixa ocorreu no dia 17 com 13.2°C, que foi a mais baixa para o mês em 07 anos. O acumulado da precipitação até a terça-feira, dia 28, atingiu apenas 64.6 mm que corresponde apenas a 44,09% da média normal histórica em 35 anos para janeiro.