Como alertado na coluna da semana passada, confirmou-se o frio intenso e a formação de geadas no primeiro dia da Primavera, na última segunda-feira dia 23, que iniciou as 04h50m da madrugada. O frio foi intenso no Sul e na Serra Gaúcha e Catarinense com temperaturas negativas e geadas severas para esta época do ano. Inclusive ocorreu geada fraca na Zona Rural em Lomba Grande com temperatura mínima de 3.7°C, sendo que aqui em Campo Bom a mesma não ocorreu pois a temperatura estabilizou nos 6.1°C, o que inibiu a sua formação. As menores mínimas no Estado, ocorreram em estações particulares com -2.6 em Canguçu, -2.1 em Farroupilha e de -0.9 na Região do Castelinho em Canela.
Entre as Estações do INMET a mínima no RS ocorreu em São José dos Ausentes com 0.5°C e com provável geada. O Oitavo DISME registrou geada moderada em Pelotas com mínima de 3.8°C e geada fraca em Bagé com 2.1°C e mínima de 2.2°C em Bom Jesus e Cambará do Sul.
Mas foi na Serra Catarinense que a Primavera iniciou gelada no amanhecer do dia 23, com os campos, os telhados e capôs de carros recobertos por umas impressionante camada de gelo que permitiu inclusive fazer bonecos de gelo da geada em homenagem pelo início da nova Estação como ilustra a imagem abaixo em foto com crédito de Mycchel Legnaghi em São Joaquim.
De acordo com o Instituto CLIMATERRA a menor temperatura ocorreu na localidade Rincão do Tigre (também conhecido como o Vale da Geada), onde a mínima registrada na Estaçao Keiser com impressionantes -5.1°C. Muito frio também em Painel com -4.9°C, -4.6°C em Bom Jardim da Serra, -3.7°C em Urupema e -3.2°C em Urubici. Neste dia a região de São Joaquim completou 39 dias com temperaturas negativas e 69 dias com Geada no ano, complementa o Instituto Climaterra. Na Estacão do INMET na cidade de São Joaquim a temperatura variou entre uma mínima de 1.4°C e máxima de apenas 15.5°C no primeiro dia da Primavera.
As temperaturas baixas iniciaram no Estado durante o Feriadão Farroupilha, pois em Canela o dia 20 de setembro amanheceu com tempo encoberto e com nevoeiro e a temperatura de apenas 9.7°C e que a tarde não passou dos 9.9°C caindo para 8.1°C no inicio da noite com chuva fraca. No sábado, dia 21, a mínima caiu para 6.8°C e a máxima atingiu apenas 14.4°C no período da tarde. Já no domingo, dia 22, a mínima caiu para 3.6°C subindo para 15.4°C à tarde caindo rapidamente no anoitecer com 6.7°C as 20h da noite. O pico do frio ocorreu no amanhecer da segunda-feira dia 23, com mínima de 1.5°C na Estação do INMET e de -0.9°C na Região do Castelinho com geada forte.
Destaque também para o frio intenso no Sul do Estado, como em Pelotas , que registrou geada forte no amanhecer do sábado dia 21 e geada moderada no dia 23 com mínima de 3.8°C. As geadas foram fortes também em Canguçu, que registrou três dias seguidos com mínimas negativas entre o sábado dia 21 e segunda feira dia 23 com pico de -2.6°C. Em Quaraí fez 1.4°C no dia 21, 1.3°C no dia 22, 5.7°C no dia 23, 9.1°C no dia 24, 6.2°C no dia 25 e ontem ainda frio com mínima de apenas 5.3°C. A Semana inteira está registrando temperaturas abaixa da média histórica para esta época do ano, apesar de o ar frio ter
perdido força no meio da semana mas que hoje teve um pequeno reforço de ar frio. Hoje a temperatura deverá variar entre os 11°C e 23ºC na cidade, amanhã e no domingo mínimas na faixa de 10°C e máximas variando entre os 25°C e 28°C. Já em outras regiões mais frias do Estado as mínimas cairão até os 5°C, ou seja frio.
O calor volta forte na segunda-feira, dia 30, último dia do mês e deverá se estender até a próxima quarta-feira dia 02 de outubro quando teremos início de um novo período de instabilidade. As máximas poderão chegar a 35°C nestes dias em Campo Bom. As chuvas deverão ser de intensidade forte na quinta-feira dia 03 com volumes esperados superando os 40 mm, e a instabilidade deverá se estender até o próximo domingo, dia 06 de outubro. O mês de setembro este ano irá terminar com um volume com déficit pluviométrico de 52.5% do esperado para o mês, cuja média normal histórica é de um total de 174,3 mm e fechará com apenas 82.8 mm.
Conforme informações do Instituto Metsul Meteorologia, maioria das regiões do RS deverão registrar precipitações com volume podendo ficar próximo ao nível considerado acima da média neste mês de Outubro e entre Novembro e Dezembro com maior incidência do calor mais intenso algumas Regiões do Estado poderão sentir falta de precipitações mais regulares e volumosas.