A confirmação do primeiro caso em Campo Bom do Covid-19, como é denominado o Coronavírus,deixa em alerta a população mas por enquanto, pelos dados apresentados pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil, não há motivos para preocupações. Tomando todas as precauções e principalmente cumprindo as normas de segurança na prevenção e identificando de forma rápida os sintomas para começar rapidamente o tratamento para evitar complicações, principalmente no sistema respiratório.
Conforme boletim divulgado pelo Ministério da Saúde em Brasília. A contaminação voltou a subir após ter ficado estável nos últimos dias. Além dos pacientes confirmados, foram registrados 893 casos suspeitos, uma redução em relação ao início da semana, quando o Ministério da Saúde contabilizou 930 pessoas nessa situação. Já os pacientes com infecção descartada pelas autoridades de saúde ficaram em 780.
São Paulo segue liderando, com 19 casos. Além dos episódios no estado, foram identificados oito no Rio de Janeiro, dois na Bahia, um no Espírito Santo, um no Distrito Federal, um em Minas Gerais, um em Alagoas além do caso registrado em Campo Bom o primeiro no Rio Grande do Sul. Para evitar a propagação ainda maior, a principal orientação é a prevenção, confira abaixo as principais dicas de prevenção:
Leia também:
Sala do Empreendedor recebe selo de Bronze do Sebrae
Forças policiais em atenção devido a ameaças de retaliações por transferências de líderes de facções
Unidade de Saúde da Operária está em obras e praticamente dobrará de tamanho
Confira algumas dicas de prevenção:
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão, por pelo menos 20 segundos; limpe a região entre os dedos, as palmas e as costas da mão, o pulso e antebraço.
- O álcool gel é eficaz na prevenção do coronavírus; o produto funciona melhor quando aplicado sobre a mão limpa.
- Evite visitas ou contato com pessoas que tenham suspeita ou sejam casos confirmados do coronavírus; permita que elas se restabeleçam da doença em repouso.
- Fique atento aos sinais evidentes de coronavírus e outras doenças respiratórias, incluindo espirro, tosse e dificuldade de respirar, em você ou em pessoas próximas; se aparecerem sintomas, busque o serviço de saúde, não tente soluções caseiras.
- Evite aglomerações e ambientes fechados em caso de surto.
- Dê preferência a ambientes bem ventilados; opte pela ventilação natural ao ar-condicionado.
- A máscara facial e outros equipamentos só são indicados para pessoas que precisam cuidar de indivíduos doentes.
- Os profissionais de saúde devem utilizar máscaras adequadas, conforme recomendação do Ministério da Saúde, e outros equipamentos de proteção individual, como luvas e protetores oculares.
- Se você for diagnosticado com coronavírus, deve seguir as orientações médicas; se não necessitar de hospitalização, deve permanecer em casa para evitar a infecção de mais pessoas.
- Se precisar espirrar ou tossir, cubra a boca, preferencialmente com o cotovelo; se utilizar um lenço de papel, descarte no lixo de maneira adequada.
- Evite tocar os olhos, a boca e o nariz.
- Limpe objetos de uso pessoal e superfícies com frequência; mantenha os locais ventilados.
- Não compartilhe alimentos e bebidas.
- Não compartilhe utensílios de uso pessoal, especialmente talheres, pratos e bomba de chimarrão.