O prefeito de Campo Bom Luciano Orsi vem tentando garantir junto ao Governo do Estado o repasse das instalações físicas da antiga Escola Quatro Colônias para o Município. A escola, tão importante para a cidade e que formou várias gerações de estudantes, está desativada desde 2013.
Na tarde de segunda-feira, 27, Orsi esteve em Porto Alegre, acompanhado da secretária Municipal de Educação, Simone Schneider, e do procurador Fauston Saraiva, em audiência com a secretária Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Leany Barreiro de Sousa Lemos. Durante o encontro, Orsi reforçou a intenção do Município de utilizar o prédio para implantar uma escola de Educação Infantil, que poderá atender até 150 crianças.
Leia também:
Brigada Militar prende foragido no Centro
Novo golpe clona conta de whatsapp de quem divulga número em sites de vendas
Aberta oficialmente a 35ª Olimpíada Estudantil de Campo Bom
Orsi explicou que toda a documentação necessária já foi apresentada para o Estado no final de 2018, mas o Município ainda não obteve retorno. “Segundo Leany, a definição sobre a cedência do prédio da escola Quatro Colônias para a Prefeitura de Campo Bom ficará a cargo da comissão da Seplag, o que deve ocorrer na quinta-feira, dia 6 de junho, sendo então necessário o aval da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). A secretária ficou de nos dar um parecer no dia 7 de junho, mas disse não ver motivos para que essa cedência não aconteça”, afirma o chefe do executivo.
Escola está fechada desde 2013 (Foto: Sabrina Strack)
Entenda melhor o caso
Segundo Orsi, logo no início de sua gestão em 2017, a Administração Municipal iniciou a luta para dar uma destinação adequada a esse espaço tão importante para cidadãos campo-bonense. “Ainda no começo de nossa gestão, abrimos novo processo para cessão de uso e desde então estávamos acompanhando de perto todos os trâmites legais. No segundo semestre de 2018, a Coordenadoria Regional de Educação nos informou sobre a possibilidade de cedência, mas apenas para uso exclusivo do município, para a implantação de uma escola no local. Como a demanda na Educação Infantil no município é grande e temos um compromisso assumido com o Ministério Público em relação à Educação Infantil, aceitamos e seguimos com a documentação solicitada e necessária”, explica o prefeito.
“Encaminhamos a documentação necessária para conclusão do processo e, assim que a cessão de uso for formalizada, vamos iniciar as adaptações para que a escola Quatro Colônias possa receber crianças, como uma escola de Educação Infantil, com a criação de cerca de 150 novas vagas, voltando a ser um espaço voltado a formação de nossas crianças”, define Orsi.