Visando conscientizar a população e combater os maus-tratos e o abandono de animais, a Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realiza ações no Dezembro Verde. Placas de advertência sobre o crime de abandono estão sendo colocadas nos pontos onde acontece a maior incidência de desova. Folders também são distribuídos à população com orientações sobre o tema.
“O objetivo do nosso Dezembro Verde é sensibilizar a população a respeito da guarda responsável, para que as pessoas não abandonem ou maltratem seus pets quando saírem para viajar no final de ano e no período de férias, quando tais ocorrências são mais comuns”, observa o prefeito Luciano Orsi.
Leia também:
Amiguinho e Mirante também são atrações no Natal da Integração
Presentes da Árvore Solidária foram entregues na segunda-feira
Operação da Polícia Civil contra o tráfico de animais teve um preso em Campo Bom
Endurance Brasil: MC Tubarão estreia protótipo na P2L e busca vitórias na GT4 em Interlagos
O secretário do Meio Ambiente, João Flavio da Rosa, destaca que desde o ano passado, Campo Bom tem sua própria lei que prevê a campanha do Dezembro Verde. “A Administração Municipal está sempre atenta à questão do abandono e maus-tratos de animais e neste mês de dezembro intensificamos as ações integradas com a Guarda Municipal e a Delegacia de Polícia Civil amiga dos animais, principalmente, de conscientização da população”, diz o secretário.
A lei do dezembro verde:
A Lei Municipal 5.206m sancionada pelo prefeito Luciano Orsi em 18 de junho de 2021, institui a Campanha “Dezembro Verde”, a ser realizada anualmente, no mês de dezembro. A ação passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Campo Bom.
Hospital veterinário:
No ano passado, em meio ao Dezembro Verde, foi inaugurado oficialmente o Hospital Veterinário Feevale (Hovet), espaço que conta com área construída de mais de 4 mil metros quadrados, em terreno doado pela Prefeitura, e recebe atividades do curso de Medicina Veterinária da universidade.