Conecte-se conosco

TudoOnline

Prefeitura entrega dois respiradores para o Hospital Lauro Reus

Dois respiradores reforçam, a partir desta segunda-feira, 4, a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Lauro Reus. Os aparelhos foram entregues pelo prefeito Luciano Orsi à direção da casa de saúde administrada pela Associação Beneficente São Miguel, ocasião em que também foi realizado treinamento da equipe técnica com vistas ao manuseio da tecnologia. O Executivo investiu cerca de R$ 100 mil na compra dos dois equipamentos sendo que outros três – resultado de doações de empresas à Prefeitura – foram encomendados e devem chegar nas próximas semanas.

Atualmente, o Lauro Reus conta com 16 respiradores e tem capacidade instalada para atender 24 pacientes levando em consideração a possibilidade de uso simultâneo de alguns equipamentos. “Esse investimento é fundamental para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Pretendemos não usar, mas queremos dar essa segurança para nosso cidadão em caso de necessidade”, destacou o prefeito lembrando que o isolamento social é ainda a melhor forma de conter a proliferação da Covid-19.

Campo Bom foi a primeira cidade gaúcha a registrar caso de coronavírus. Possui atualmente quatro casos confirmados (todos curados e assintomáticos) e não contabiliza óbitos. Para manter seus índices baixos tem investido em várias frentes de atendimento e ações de conscientização, contando para isso também com parceria da iniciativa privada.

Leia também:

Coronavírus: Como as cidades vizinhas podem influenciar Campo Bom com o novo plano do Governo do Estado

Prefeitura recebe doações de 800kg de alimentos e kits de higiene

Isolados pela pandemia campo-bonenses aguardam pelo Governo Federal para voltar da Índia

Retomada das aulas: Professores já estão em treinamento para aplicar conteúdo remoto

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Saúde Suzana Ambros Pereira, o enfrentamento à pandemia transcorre de forma organizada e com ações resolutivas como a implantação de centro de referência à Covid-19 (que centraliza os atendimentos), compra de dois mil testes PCR para detecção do vírus e também de kits de testes rápidos para diagnóstico mais ágeis. Na retaguarda de todas as ações, o Hospital Lauro Reus vem sendo preparado para a possibilidade de elevação da curva de infectados. “Não sabemos o rumo que a pandemia pode tomar, por isso precisamos estar preparados para caso de necessidade de ventilação mecânica”, justifica.

Além destes, outros três aparelhos devem chegar nas próximas semanas (Foto: Jordana Fioravanti/PMCB)

O treinamento da equipe para operação dos respiradores foi acompanhado pelo responsável técnico da UTI, José Luiz Toribio, médico intensivista. Ele destaca que a função dos equipamentos é manter a ventilação do paciente e refere que, por sua densidade populacional, dentro do que é preconizado como regramento às UTIs, Campo Bom está coberta para caso de aumento de fluxo. “Só que ninguém sabe o volume que a doença pode atingir, porque nenhum hospital está bem frente a uma situação de pandemia”, enfatiza, lembrando que o hospital é um dos extremos na linha do combate à infestação. “O que realmente importa é a outra ponta, os cuidados e o isolamento”, frisa. Já o diretor administrativo da casa de saúde Jeferson Moschen ressaltou a parceria da Prefeitura com a administração do hospital que classificou como ‘responsável’.

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível