Os altos níveis de chuva dos últimos dias colocaram Campo Bom em alerta para o risco de alagamento nos bairros Barrinha e Vila Rica. A Prefeitura já se prepara para socorrer famílias desabrigadas caso a água atinja as residências de moradores dessas localidades. A Administração, em parceria com a Defesa Civil de Campo Bom, vai disponibilizar dois espaços para atender a comunidade. “Em caso de necessidade vamos usar o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Octacílio Fauth e, como segunda opção, o ginásio da Emef 25 de Julho”, afirma a secretária municipal de Educação e Cultura, Simone Schneider.
Leia também:
Defesa Civil em alerta para nível do rio do Sinos que segue subindo
Campo Bom chega a 13ª morte por Covid-19
Golpistas se passam por funcionários de banco e levam cartões das vítimas
Boletim Epidemiológico confirma mais 24 casos espalhados em 18 bairros
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Campo Bom, Paulo Silveira, o nível da água se encontra em em 6,40 metros e, para atingir o nível da rua, precisa chegar a 7,20 metros. “Por enquanto, não há perigo de atingir as casas, só se o nível chegar a cerca de 7,45 metros. O aumento no nível da água deve acontecer entre quinta-feira (9) à tarde e sexta-feira (10) devido à chuva que segue descendo da Serra”, explica. Em Campo Bom, uma pessoa foi retirada de sua casa, que sofre risco de alagamento, e se instalou na casa de familiares. É o caso de um senhor que mora em uma fazenda no bairro Vila Rica. “Já buscamos ele de barco hoje de manhã, para o caso da água subir hoje à noite”, diz o coordenador da Defesa Civil.
Defesa Civil alerta para aumento no nível do Rio dos Sinos em Campo Bom devido ao volume de água que vem da Serra (Foto: Jordana Fioravanti/PMCB)
O prefeito Luciano Orsi está atento à situação na cidade. “Tenho conhecimento das consequências das fortes chuvas dos últimos dias que acabaram afetando diretamente os rios e preparamos um espaço para receber a população que pode vir a ter necessidade de um abrigo”, afirma. A Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos vai se mobilizar para prestar auxílio à qualquer família que precise de resgate. “Em caso de necessidade, disponibilizamos equipes com caminhão, máquinas ou até mesmo barco para remoção de pessoas. Também agimos em caso de erosão na beira do Rio dos Sinos e arroios”, afirma o secretário municipal de Obras, Uilian Thiesen.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação pode prestar assistência social às família que tiveram suas casas alagadas, mediante avaliação da Defesa Civil, disponibilizando cestas de alimentos e roupas.
Contato da Defesa Civil: 99631-4625
Fonte: Comunicação/PMCB