A Prefeitura de Campo Bom deu um passo importante para a municipalização da Avenida dos Municípios. O Projeto de Lei encaminhado pelo gabinete do prefeito à Câmara de Vereadores, onde o mesmo autoriza o Executivo a assumir a gestão do trecho da Avenida dos Municípios, foi aprovado na segunda-feira (17) em sessão plenária com nove votos a favor e uma ausência.
Com a Lei Municipal Nº 4.957, já sancionada pelo prefeito Luciano Orsi, o Poder Executivo fica autorizado a firmar convênio com o Governo do Estado, sob o objetivo de implementar as ações necessárias para viabilizar a municipalização da via. A próxima etapa será a formalização do processo junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), atual responsável pela manutenção da via, que já se manifestou positivamente em relação a municipalização.
Leia também:
Mais de 1500 pessoas foram vacinadas no “Dia D” de vacinação contra o sarampo
Entrada de ar polar deve provocar madrugadas mais frias nos próximos dias
Campo Bom adere ao projeto Cidade Empreendedora
Segundo o prefeito Luciano Orsi, a municipalização vem ao encontro do sentimento que a comunidade campo-bonense nutre, de que a Avenida dos Municípios realmente pertence a Campo Bom. “Se perguntarmos a qualquer campo-bonense, ele dirá que a Avenida dos Municípios é de Campo Bom e não uma rodovia estadual. Portanto, a municipalização nada mais é do que tornar juridicamente nosso direito de cuidar dela. Estamos trazendo uma realidade de fato para uma realidade de direito”, define.
Orsi destaca estar ciente de que, com a Municipalização, a cidade terá de arcar com os custos para manutenção da via. “De qualquer forma, a cidade já custeava a manutenção da via há muitos anos. É uma responsabilidade e um custo que assumimos de forma consciente, pois, sabemos que Estado não tem condições de fazer investimentos na via e fazemos isso prezando pela segurança de nossos moradores e de todos que trafegam pela via. Dessa forma, o Município de Campo Bom poderá fazer todas as intervenções, como dar melhores condições de segurança, sinalização, controle de tráfego, cuidar dos acessos, fazer ações de urbanização, enfim, ter um olhar e um cuidado ainda mais próximo para com motoristas e pedestres, principalmente em função do aumento do fluxo na via, ocasionado pela liberação da ponte na ligação entre Campo Bom e Novo Hamburgo, definiu o chefe do executivo municipal de Campo Bom”.