A Guarda Municipal de Campo Bom está cada vez mais perto de ir às ruas e os equipamentos que serão usados para proteger os campo-bonenses já foram adquiridos: 25 pistolas 9mm e duas carabinas 9mm. A conclusão do curso de formação dos agentes de segurança que vão portar as armas está prevista para o final do primeiro semestre de 2022. Aprovados em concurso público de 2020, 34 alunos realizam, neste momento, em Gravataí, mais de 1,3 mil horas de aulas preparatórias para integrar o corpo da guarda, que será, inicialmente, de 20 efetivos.
O prefeito Luciano Orsi destaca a concretização de mais um passo importante para a instalação da Guarda Municipal. “A criação da guarda é um projeto da nossa gestão, portanto era preciso oferecer as condições adequadas para os agentes cumprirem sua função, que é a de proteger o patrimônio público e a população; além disso, as armas servem também como equipamentos de proteção dos próprios guardas”, observa. “O armamento será usado no treinamento dos agentes e terá posterior uso efetivo da guarda”, revela o secretário municipal de Segurança e Trânsito Rosalino Seara.
Leia também:
Boletim Epidemiológico confirma mais 111 casos
Mais de 3 milhões de pessoas estão com vacinação contra a Covid-19 em atraso no RS
Polícia Civil vai investigar morte de paranaense encontrado em Campo Bom
Gabinete de Crise mantém Alerta para todas as regiões Covid pela terceira semana seguida
O prefeito foi até Gravataí, na tarde de ontem, 9, para conversar com os alunos e também observar o armamento adquirido. Lhe acompanharam, além do secretário Rosalino, a presidente da Câmara de Vereadores Gênifer Engers e o diretor da Guarda Municipal de Campo Bom Emerson Edinei Lopes. Eles foram recebidos pelo Tenente Coronel Emílio Barbosa Teixeira, secretário adjunto para Assuntos de Segurança Pública de Gravataí, e pelo comandante da Guarda Municipal de Gravataí Luis Henrique Gaus de Mattos.
O que é a Guarda Municipal:
A Guarda Municipal é um órgão de segurança pública previsto na Constituição Federal. A função é atuar, em cooperação com as demais polícias, na proteção do patrimônio público e, consequentemente, dos moradores do município. O trabalho realizado pelos guardas municipais difere do trabalho que é realizado pelos agentes de trânsito, dúvida mais recorrente entre os cidadãos.