Geral
Prefeito Luciano Orsi participa do Congresso Mundial de Cidades Inteligentes
Autor:
Como parte da Missão Internacional da Famurs, o prefeito Luciano Orsi participa do Smart City Expo World Congress 2022, em Barcelona, na Espanha, e tem voz nas discussões sobre o futuro das cidades no mundo. Ele viajou a convite da Famurs em razão de Campo Bom ter se tornado, nos últimos anos, referência no que diz respeito à inovação no serviço público. O evento ocorre entre os dias 15 e 17 de novembro, mas os compromissos da comitiva oficial de prefeitos brasileiros vão até o dia 18.
Nos primeiros dias de congresso, os esforços foram aplicados no desenvolvimento de parcerias estratégicas, na atração de investimentos para os municípios do RS e em visitas técnicas que apresentaram o funcionamento do serviço público em Barcelona. Eles já estiveram no Cisco Innovation Center, um lugar de desenvolvimento de negócios de base tecnológica; no distrito de inovação 22@ Barcelona, projeto que revolucionou a paisagem urbana local ao transformar uma área abandonada em espaço para empresas, centros de pesquisa e universidades; na Tersa, empresa pública de tratamento e seleção de resíduos; e no DFactory Barcelona, centro de desenvolvimento de indústrias sustentáveis e com tecnologia 4g.
Leia também:
Prefeitura credencia ambulantes para o Natal da Integração
Brigada Militar prende foragido em Canudos com armas, munição e documentos falsos
Bancos terão expediente especial em dias de jogos da seleção na Copa
Treze é campeão do Municipal de Futsal 40 Anos
O investimento em infraestrutura no 22@ foi de 180 milhões de euros e hoje o distrito é um celeiro de inovação e tecnologia com mais de 4,5 mil empresas e que geram mais de 56 mil empregos. A reunião da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha também contou com a participação dos prefeitos gaúchos.
Para Orsi, o congresso está sendo encarado como oportunidade de melhorar ainda mais a vida dos campo-bonenses. “Com a troca de experiências, ganham os nossos projetos em andamento, como o do centro tecnológico educacional que estamos construindo, sempre com o propósito de explorar ao máximo as iniciativas e garantir os melhores resultados”, observa.
O congresso mundial tem a participação de 700 cidades de 140 países, sendo que integram a comitiva da Famurs, além do prefeito Luciano Orsi, o presidente da federação, Paulinho Salerno, prefeito de Restinga Sêca; Divaldo Lara, prefeito de Bagé; Rodrigo Decimo, vice-prefeito de Santa Maria; o coordenador de Turismo e Agricultura da Famurs, Mário Nascimento; e o coordenador de Comunicação, Voltaire Santos.