O Dia Nacional dos Animais é celebrado nesta quinta-feira, 14. A data tem como objetivo promover a conscientização sobre assuntos como adoção responsável, maus tratos e abandono animal. O potro Saci, tratado pelo Hospital Veterinário Feevale (Hovet), em parceria com a Prefeitura de Campo Bom, foi encontrado na rua com uma lesão profunda no membro posterior direito, infecções generalizadas, alterações no hemograma e desnutrição. Na época, pesava 118 kg. Após encontrá-lo em novembro de 2022, o veterinário Mosael Taschetto, funcionário da Prefeitura, entrou em contato com o Hovet, onde o potro continua em tratamento.
Segundo o professor de Medicina Veterinária da Universidade Feevale, Gabriel Pereira, o animal foi medicado de imediato após sua chegada no Hovet e foram realizados curativos urgentes para a restauração do estado clínico do animal. “Foram feitos tratamentos para restaurar as condições do animal e melhorar a lesão. O potro se apresentou sem o casco no membro posterior direito e o hospital o acolheu para que ele pudesse ter uma melhora significativa e um prognóstico favorável”, explica.
Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp
Após evolução no quadro de saúde nas primeiras semanas de atendimento no Hovet, Saci foi submetido a uma cirurgia para a amputação de parte do membro posterior onde encontrava-se a lesão. Este procedimento foi realizado no centro cirúrgico de grandes animais do Hospital Veterinário da Feevale. “Decidimos, em conjunto com o veterinário Taschetto e com o colega veterinário Henrique Mondardo Cardoso, da Prefeitura de Canoas, realizar a amputação da região do metatarso do membro posterior do animal, devido a problemas de cicatrização do tecido e sangramentos frequentes. O potro não tinha condições de encostar a pata no chão. Com a amputação, o animal pôde usar uma prótese, evitando futuras infecções e com um prognóstico favorável de vida”, afirma o professor.
Leia também:
Operação Repasse investiga organização criminosa envolvida em esquema de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas de facção
Ginete de São Gabriel e laçadores de Caxias são os campeões do Rodeio de Campo Bom
Governo Estadual deve decretar situação de emergência, RS tem mais três mortes confirmadas por dengue
Conheça os campeões dos concursos artísticos do 44º Rodeio de Campo Bom
O animal segue os tratamentos no Hovet, com o envolvimento e auxílio de alunos e funcionários do curso de Medicina Veterinária da Feevale, além dos monitores do setor de grandes animais do hospital. O potro recebeu a sua prótese definitiva, produzida pela Oficina Tecnológica da Feevale, e atualmente pesa 260 kg. Segundo o professor Pereira, Saci está adaptado à prótese, fazendo exercícios para manter uma boa postura e pronto para a adoção. Interessados em adotar o animal devem entrar em contato com o Hospital Veterinário Feevale, pelo telefone (51) 3597-5819.