Ficará para a história que foi em 14 de Setembro de 2018, em uma sexta-feira de chuva fraca, que três guindastes de grande porte foram instalados às margens da Avenida dos Municípios e de seis caminhões retiraram as quatro vigas, com mais de 70 toneladas cada, que servirão de suporte e darão forma a ponte que os moradores de Campo Bom e Novo Hamburgo esperam há mais de vinte longos anos. Cerca de 20 homens ainda trabalhavam no final da tarde para instalara também outras peças de concreto pré-moldado, que juntamento com as quatro vigas serão o “assoalho” da ponte, que agora tem a sua parte mais difícil finalizada e poderá em um curto prazo de tempo passar a servir como via de trânsito como originalmente foi planejada em 1989.
Leia também:
Brigada Militar prende homem que poderia tentar feminicídio
Setembro Amarelo: Mês de prevenção ao suicídio
Domingo serão conhecidos os primeiros semifinalistas da Várzea
O DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) não informa mais nenhum prazo de conclusão, apenas que está dando à EPT Engenharia e Pesquisas Tecnológicas, empresa responsável pela obra, todas as condições para a execução. A ponte sobre o Arroio Pampa, na divisa de Campo Bom e Novo Hamburgo, terá 44 metros de comprimento por 12,6 metros de largura e ao final custará pelo menos R$ 1,5 milhão ao Governo do Estado. Ainda não há definição sobre quem realizará a fiscalização de trânsito na via após a inauguração da obra, pois a avenida dos Municípios é originalmente traçada com RS-010, o que deixaria a fiscalização a cargo do Comando Rodoviário da Brigada Militar, que tem sua sede no entrocamento da via com a RS-239 na divisa com Sapiranga. Após a construção da ponte será necessário uma revitalização no trecho de entorno, que se encontra em más condições de trafegabilidade.
Guindastes colocaram a estrutura no local nesta sexta-feira (Foto: Rodrigo Silva/TdOnline)
Ao longo do ano o Portal Tudo Online em Campo Bom tem acompanhado com reportagens mensais a evolução da obra, confira a matéria de Agosto quando a EPT prometia retomar os trabalhos ainda naquele mês.
Cada viga pesa mais de 70 toneladas