A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 12, a Operação Médio do Sinos, para desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, na lavagem de dinheiro e em fraudes processuais.
Policiais federais cumpriram três mandados de prisão e quatro de busca e apreensão nas cidades de Novo Hamburgo, Santa Vitória do Palmar e Jaguarão, além do bloqueio de bens e valores de pessoas e empresas ligadas à organização criminosa.
Leia também:
Homem procurado por assassinato de ex-policial militar em Novo Hamburgo
Período com baixa umidade do ar preocupa especialistas
Pagamento do IPVA com desconto começa dia 17 de Dezembro
As investigações iniciaram em 2019, a partir da prisão de um campo-bonense e da apreensão de 21 quilos de cocaína em Jaguarão, em abril, que teriam como destino o Uruguai. No curso do inquérito policial foram interceptados outros carregamentos de entorpecentes enviados pela organização criminosa ao país vizinho. As apurações apontaram, ainda, para o uso de empresas de fachada situadas nas cidades de Jaguarão e Novo Hamburgo, que serviriam de base de apoio para o tráfico de drogas e para a possível lavagem do dinheiro obtido com a prática criminosa.
A operação foi denominada “Médio do Sinos” porque o núcleo da organização criminosa tem como base a região do “Médio Vale do Rio do Sinos”, de onde coordenava as ações ilícitas e o tráfico internacional de drogas pra o Uruguai através da fronteira do Rio Grande do Sul.
Apreensão e prisão aconteceram em Abril em Jaguarão onde o campo-bonense segue preso