Geral
Polícia Federal alerta para novo golpe no celular
Autor:
Um novo golpe já fez mais de 40 mil vítimas no Brasil e está fazendo com que as pessoas precisem estar mais alertas ao receber contatos de supostas empresas que representam instituições financeiras. Tudo começa com uma contato telefônico bem organizado onde os golpistas se passam por uma suposta empresa que estaria fazendo contato devido a uma invasão no celular da vítima. Como a ligação é feita por uma central telefônica e por pessoas bem treinadas, a vítima inicialmente não percebe o golpe. Tudo começa a partir do momento em queum link é enviado para a vítima que de forma inconsciente instala o que na realidade é uma programa para controle do apareelho de forma remota.
Quando o programa é instalado os golpistas, buscam localizar senhas salvas e assim passam a movimentar aplicativos de bancos e transferir os valores disponíveis. O golpe é conhecido como golpe da mão invisível pois as vítimas percebem os aplicativos funcionando sem que nenhuma pessoas esteja com o telefone em mãos. Como o golpe tem uma roupagem bastante apurada, fazendo as vezes com que a vítima aguarde em uma “espera” para dar mais veracidade ao golpe, as vítimas só percebem quando há pouco o que fazer.
Leia também:
Aneel mantém bandeira tarifária verde para o mês de setembro
Cerca de R$ 20 mil em espécie são apreendidos em ação contra o tráfico de drogas em Novo Hamburgo
Av. Brasil volta a receber desfile de 7 de setembro depois de três anos
Centro Materno Infantil oferece serviço de quiropraxia
A principal orientação é de não instalar nenhum programa por orientação de terceiros. E sempre que receber algum contato de instituição financeira ou semelhante, fazer contato com o canal oficial antes de realizar qualquer ação solicitada. Outra maneira de começar o golpe são mensagens de texto e e-mails com links falsos que levam para baixar aplicativos ou atualização de segurança. Com as abordagens descritas o golpista diz que é necessário realizar uma falsa atualização de segurança para o aplicativo do banco e convence a vítima a instalar um aplicativo (também falso) para que os problemas de segurança sejam resolvidos.
Confira algumas dicas que devem ser compartilhadas, principalmente com que não tem tanta intimidade com as tecnologias e por isso se torna um alvo deste tipo de golpe:
- Nenhum banco faz contato com clientes pedindo que algum aplicativo seja instalado ou mesmo enviando links. Se receber algum contato neste sentido desconfie. Na dúvida faça contato com algum canal oficial.
- Nunca instale aplicativos ou clique em links recebidos por mensagem, SMS, Whatsapp ou e-mail. Não baixe aplicativos bancários forada loja oficial de aplicativos do seu celular.
- Utilize autenticação em dois fatores para todas as suas autorizações de transações
- Troque de senha regularmente e só utilize senhas fortes, que misturem letras, números e caracteres especiais. Procure não guardá-la no celular para evitar que os golpistas tenham acesso.
- Procure uma delegacia de polícia sempre que for vítima de um golpe virtual. Isso fará com que a SEcretaria de Segurança tenha dados para aumentar as investigações dos crimes cibernéticos.