Conecte-se conosco

Notícias

Polícia Civil e Brigada Militar fazem operação para prender responsáveis por assalto a agência do Itaú de Canudos em 2021

Na manhã desta sexta-feira a Polícia Civil realizaram uma operação conjunta para prender uma quadrilha responsável pelo assalto a banco realizado em 2021. A ação contou com a participação da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos, da Agência Central de Inteligência e Corregedoria da Brigada Militar, em ação conjunta, iniciaram as ações ostensivas da operação Bartolomeu que visa, especialmente, prevenir e reprimir a prática de crimes de roubos a estabelecimentos bancários no Estado do Rio Grande do Sul, por meio da execução de prisões (temporárias) e de buscas e apreensões (cautelares de natureza probatória).

As cautelares decorrem de investigação criminal relacionada a prática de crime de roubo a estabelecimento bancário ocorrido na cidade de Novo Hamburgo na agência do Banco Itaú, fato ocorrido em 03 de novembro de 2021, na Avenida Bartolomeu de Gusmão. O nome da operação se refere ao local onde o fato ocorreu.

Leia também:

Ministério da Saúde recebe mais 1,6 milhão de vacinas pediátricas da Pfizer

Receita Federal alerta para golpe de saque imediato da restituição do Imposto de Renda

Boletim Epidemiológico tem nova redução de casos ativos e se aproxima de zerar internações

Aberta até abril a janela para candidatos que irão trocar de partido para as eleições de outubro

Já na referida data, houve a prisão de um dos alvos das investigações, um homem, de 56 anos anos, preso em flagrante delito, logo após sair da Agência do Banco Itaú,. Uma guarnição do Canil da Brigada Militar que passava pelo local foi acionada, tendo os policiais, bravamente, executado a prisão da referida pessoa Com ele, uma pistola foi apreendida, o revólver subtraído da agência bancária e parte do valor. A ação penal sobre este fato está em fase de julgamento pelo Poder Judiciário do Foro da Comarca de Novo Hamburgo.

Destaca-se que esse mesmo criminoso já vinha sendo investigado, por ter liderado a ação criminosa ocorrida em Alvorada, na data de 09 de junho de 2021. Trata-se um criminoso com vasta ficha de antecedentes policiais, condenado por crimes ocorridos há mais de década. Contra ele, foi cumprido mais um mandado de prisão preventiva.

As investigações foram intensificas e foi possível reunir indícios de participação de outros dois homens, os quais são indicados como autores imediatos do fato, ou seja, de fato entraram no Banco e tentaram subtraíram valores. No contexto, acabaram conseguindo fugir no dia. Contra eles, houve a decretação de prisões temporárias, pelo prazo de 30 dias. Ambos foram presos na cidade de Canoas. Um deles, no Bairro São José, na Rua Peru. Outro, no Bairro Marechal Rondon, em um condomínio de prédios situado na Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Veira,.

Ainda, houve a identificação de indícios de participação de um policial militar, da ativa, que atualmente estaria exercendo suas funções na cidade de Novo Hamburgo. Por tal razão, a Corregedoria da Brigada Militar participa das buscas, realizadas no imóvel do investigado. No local de busca, especificamente foi encontrado um dos aparelhos celulares descobertos durante a ação criminosa, ratificando a suspeita do seu efetivo envolvimento. Ainda foram encontradas munições e armas de fogo, cujas providências serão adotadas pela Brigada Miliar, em sede de Polícia Judiciária Militar.

Prisões e buscas:

Ao todo, portanto, foram cumpridas duas prisões temporárias e cinco buscas e apreensões. As cautelares de buscas se concentram na cidade de Canoas, mas também, nas cidades de Novo Hamburgo e Alvorada.

Objetos apreendidos: 

Diversos documentos, dispositivos celulares, veículos e vestimentas usadas nas ações criminosas. Ainda, uniforme de uma empresa de vigilância. Importante destacar a localização de camisetas e bonés falsos da Polícia Civil, os quais vem sendo utilizados por grupos criminoso para a prática de diversos crimes, reforçando o entendimento, de que os autores formam associação criminosa armada voltada para a prática de diversos crimes, não só o investigado.

Ao todo, trinta policiais, entre civis e militares, participaram da Operação, oriundos da 1DR/DEIC/PCRS, de diversas Delegacias de Polícia do DEIC/PCRS, da Agência de Inteligência da BMRS e da Corregedoria da Brigada Militar.

Continue lendo
Veja também...

Mais Notícias

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível