Conecte-se conosco

Notícias

Polícia Civil deflagra operação Chapolin contra quadrilha de roubo de carros na região metropolitana

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Chapolin que visa desarticular uma quadrilha especializada no furto de veículos em estacionamentos de supermercados e grande eventos na região metropolitana. A Polícia Civil constatou que os criminosos usavam o aparelho “chapolin”, equipamento semelhante a um controle remoto, que “embaralha” os sinais do alarme e destrava os automóveis para que sejam efetuados os furtos. Além dessa modalidade, os furtos nos veículos também eram cometidos por meio de rompimento de obstáculo, quebrando vidros ou danificando as maçanetas, além da utilização de chaves “micha” para a subtração de objetos.

Conforme a investigação, os criminosos alugavam carros e adulteravam os sinais identificadores, substituindo as placas originais por placas falsas para utilizar em suas ações.

Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp

Diversas dessas ações foram capturadas por câmeras de segurança dos estabelecimentos, permitindo a identificação dos elementos da parte “operacional” da quadrilha. Os demais criminosos eram responsáveis por realizar transações bancárias a partir das contas das vítimas para as contas de outros suspeitos. As transferências foram realizadas após os suspeitos estarem de posse dos notebooks, celulares, chips de celulares, cartões e demais objetos pessoais das vítimas.

Leia também:

Polícia Civil prende em São Paulo campobonense líder de facção que estava foragido

Escolas podem inscrever projetos na Semana da Ciência e Tecnologia até sexta

Brigada Militar prende homem por receptação e porte ilegal de arma de fogo no Rio Branco

De 14 a 17 de agosto tem Mostra de Dança no Teatro do Cei

Após mais de cinco meses de investigações, a operação de hoje contou com mais de 100 Policiais Civis que cumpriram 42 ordens judiciais, entre buscas (27), prisões (2 preventivas e 11 temporárias) condução para interrogatório (01) e sequestro de bens (01) nas cidades de Gravataí, Canoas, Sapucaia do Sul, Cidreira, Ivoti, Parobé, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Porto Alegre e Cachoeirinha.

Os líderes do grupo e responsáveis pela prática dos arrombamentos, moradores de Sapucaia do Sul, foram presos. Um deles já se encontrava recolhido em estabelecimento prisional em virtude de prisão em flagrante por homicídio tentado e adulteração de sinal identificador, fatos ocorridos em Taquara.

Até o momento foram presas 11 pessoas, que responderão pelos crimes de furto, adulteração de sinal identificador de veiculo automotor, associação criminosa e receptação. Os agentes recolheram diversos objetos relacionados aos crimes de furto em veículos e uma arma de fogo. Todos os investigados possuem diversos antecedentes policiais, como furto qualificado, roubo, receptação, estelionato, adulteração de sinal identificados de veículo, entre outros.

Mais Notícias

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível